Top

Veja 10 motivos para conhecer a Turquia

Não existe momento ruim para visitar a Europa: no verão, é a temporada perfeita para aproveitar o mar Mediterrâneo e a alta temperatura e, no inverno, é a melhor época para economizar e fazer compras. Um destino imperdível, que conta com paisagens e experiências indescritíveis, é Istambul.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Mercado de especiarias, itens de decoração, roupas, joias e, inclusive, malas de viagem para trazer as compras ficam com preços baixíssimos nos meses mais frios. Veja dez motivos para incluir a Turquia nos planos da sua próxima viagem – cinco deles vão te convencer que vale a pena visitar Istambul:

Pamukkale
Em turco, “pamukkale” significa castelo de algodão e é lá que você encontra um conjunto de piscinas termais. O espaço foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade e do lado está Hierápolis, onde podem ser vistas as ruínas do teatro romano.

Bodrum
Cidade banhada pelo Mar Egeu, com águas cristalinas e lidas casinhas brancas. Local onde nasceu Heródoto e onde está o mausoléu de Halicarnasso, uma das sete Maravilhas do Mundo antigo. Com hotéis boutique, lojas, restaurantes sofisticados e baías intermináveis, lá é possível visitar a marina Yalikavak, que está ligada a um centro de compras de luxo a céu aberto. Para aproveitar ainda mais o passeio, você pode pegar um barco e conhecer as cidades gregas de Kos e Leros.

Antalya
O centro da Riviera Turca conta com 640 km de mar azul e muitas atrações que valem a visita. Tem opções para todos os gostos: para quem pratica rafting, canoagem, mergulho, montanhismo ou deseja visitar pontos históricos. Não deixe de passear pela cidade velha, conhecida como Kaleici, e vivenciar um pouco da tradicional cultura turca.

Outros pontos turísticos que devem constar no seu roteiro são as aldeias gêmeas de Olympos e Cirali, as cavernas Karain e Damlatas, que são conhecidas por curarem doenças respiratórias e terem mais de 15 mil anos, e o antigo Teatro Aspendos, construído no século II e considerado o sítio arqueológico em melhor estado de conservação em todo o mundo.

Café turco
Além de ser um café com características bem marcantes, com notas picantes e adocicadas, ir a Turquia e não realizar a leitura da borra de café é quase uma heresia. Chamada de tasseografia, esse costume é muito popular na região e, segundo os ensinamentos, as imagens formadas na xícara podem revelar símbolos mostrando sobre o passado e o futuro. Acredita-se também que, ao virar a xícara, se a borra ou gotas de café caírem, a pessoa se livrará de todos seus problemas.

Hoje em dia, muitas cafeterias locais já têm profissionais que realizam o ritual, então é quase impossível não achar alguém para ler.

Spice Bazar e Grand Bazar
O Grand Bazar é um dos mais antigos “shoppings” do mundo e lá podem ser encontrados tecidos, tapetes, pashiminas, produtos para casa, joias, roupas e, basicamente, tudo o que se imaginar. Para quem ama cozinhar ou conhecer gastronomia local, seu destino é o Spice Bazar, onde cerca de cem lojas oferecem temperos, especiarias, doces, frutas secas e uma verdadeira mistura de sabores e cheiros.

Raffles Istanbul
Um dos mais novos, modernos e luxuosos hotéis de Istambul, o Raffles oferece uma verdadeira experiência de luxo. Localizado em uma região central, oferece serviço de mordomo para todas as suítes, um spa com oitos salas para tratamentos de beleza e para o haman (banho turco), três restaurantes e uma patisserie própria, vista para Bósforo e Ilhas Príncipe e diversas experiências exclusivas – incluindo passei de helicóptero ou de iate.

Mesquitas e Basílica de Santa Sofia
Istambul tem aproximadamente três mil mesquitas, muitas localizadas no distrito de Fatih, classificado pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1985 e onde está a mais famosa delas: a Mesquita Azul. Bem à frente está a Hagia Sofia, que já foi igreja e mesquita e mistura elementos das duas religiões, muçulmana e católica.

Gastrinomia
Istambul também reserva grandes surpresas gastronômicas, tradicionais e internacionais. O contemporâneo Mikla tem uma das vistas mais deslumbrantes da cidade, assim como o Neolokal, localizado no topo do histórico Banco Otomano e com uma extensa carta de vinhos turcos. Outro restaurante premiado internacionalmente e com uma gastronomia moderna é o Isokyio, que oferece uma culinária pan-asiática.

Karakoy
O bairro boêmio de Istambul é o lugar preferido dos jovens e estrangeiros que viajam para Istambul. O local se tornou o “point” nos anos 2000, quando os prédios antigos deram lugar a ateliês de design, grafites e uma variedade de bares. O Museu de Arte de Istambul é outro destaque do bairro, além de uma rua coberta de guarda-chuvas que rende fotos maravilhosas.

Hamam – o banho turco
O ritual do hamam é de purificação e beleza. Ainda muito tradicional entre os turcos, inclui banhos quentes com massagens e tratamentos de peeling e relaxamento, tudo isso em um ambiente decorado com mármore, do piso ao teto. Podem ser feitos individualmente ou com mais pessoas e alguns lugares oferecem uma opção para noivas e suas madrinhas.

Mais de Lifestyle