Top

SC: um giro pela casa verde bravíssima

Por Camila Neves

Luxo consciente é a atual prioridade do clã Schauffert na propriedade onde já foi residência familiar e há mais de duas décadas transformou-se em hotel exclusivo e cool, o tipo de achado que a gente adora. Lixeiras com saquinhos de papel — e não de plástico — por toda parte, canudos biodegradáveis de macarrão e amenidades veganas em refil, para evitar o desperdício, são algumas das mudanças notáveis (e bem-vindas) colocadas em prática há pouco tempo no bem frequentado Felissimo Exclusive Hotel, na divisa de Balneário Camboriú com Itajaí (SC).

A grande novidade do ano, porém, tem impacto ambiental ainda maior. Sustentável da ideia à execução, a Casa Verde Bravíssima, 13ª acomodação do lugar, conta com a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, em tradução livre), o que valida o projeto como ambientalmente responsável, cortando excessos de resíduos e dando prioridade a fornecedores locais. “Quanto mais próximos do parceiro, menor a necessidade de transporte; isso diminui a quantidade de gás carbônico e outros poluentes na atmosfera”, explica o diretor Terence Schauffert. Foi ele quem nos apresentou, orgulhoso (com razão!), o espaço idealizado há dois anos.

Trata-se de uma verdadeira casa do futuro com foco na filosofia de consumo 3S – sem lixo, sem água e sem energia —, mas com muito conforto, design e tecnologia. O telhado verde merece destaque: ali estão espalhados 170 painéis solares que alimentam 100% da energia da casa, e ainda retornam 50% de toda a energia consumida nos demais ambientes. E apesar da função estética interessante — um boldo-do-chile que quase não precisa de manutenção —, tem função termoacústica que ajuda a baixar até 12 graus da temperatura externa em dias quentes. No frio, serve de barreira e mantém o aquecimento. Resultado: consumo otimizado.

Fechadura digital, controle por tablet e luzes que acendem e apagam automaticamente, de acordo com o movimento da pessoa, complementam a pegada high-tech do espaço cúbico de 120 m² revestido por paredes de fibrocimento formuladas com garrafas PET, vidros com isolamento acústico + proteção solar e a resistente e sofisticada madeira cumaru. O toque minimalista sofisticado, muito aconchegante, é atribuído ao premiado designer Jader Almeida, que assina todo o mobiliário.

Os hóspedes da Casa Verde têm à disposição bicicletas e até uma BMW elétrica para conhecer as redondezas. Nossa sugestão é explorar a Praia Brava, que fica a poucas quadras dali: subir o Morro do Careca, tomar açaí no Melanina Mix, curtir a praia em frente ao Hike, degustar um bom vinho no Uvva e se jogar na night do Zicatela. Checar a programação do Warung, nos finais de semana, também é obrigatório para quem curte música eletrônica.

Mas a dica mais insider é aproveitar ao máximo todas as facilidades do Felissimo: a piscina, a sauna, o ofurô com cromoterapia, o spa (marque massagem com a Vitória!), o corner na Vive la Vie (multimarcas das melhores, com curadoria show de Graça Schauffert)… e o bistrô.  Ah, o bistrô! Ponto de encontro de quem importa, tem cardápio internacional e drinks deliciosos. As noites temáticas, com comida árabe e peruana, são imperdíveis. Vale pedir couvert só para provar o irresistível pão de fermentação natural, produzido na casa. Lula à dorê de entrada e Camarão Paradise ou Polvo Crocante como prato principal não têm erro. De preferência acompanhado com vinho e bem perto da lareira durante o inverno. Se a preguiça falar mais alto, room service… na Casa Verde!

Mais de Lifestyle