Top

#prayforamazon: a hashtag de protesto do momento

As queimadas ao norte do Brasil estão chamando a atenção do mundo. Na tarde de quarta-feira (21.08), a hashtag #PrayForAmazonas ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter em todo o mundo — chegou a estar em primeiro lugar. Uma série de focos de fogo foram registrados nos últimos quinze dias na região.

SIGA RG NO INSTAGRAM

Florestas e matas foram tomadas por chamas em Estados como Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão e Rondônia. Os olhos dos brasileiros se voltaram ainda mais para essa questão depois de São Paulo ver o dia virar noite no último dia 19 de agosto, quando o céu paulistano foi tomado por uma espessa fumaça.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio florestal aumentou 84% no período de janeiro de 2019 a agosto de 2019 (até o dia 21 de agosto) em relação aos mesmos meses de 2018. No ano passado, nos primeiros oito meses do ano, foram registrados 40.136 focos de queimadas no Brasil contra 74.155 neste ano.

É o maior índice desde 2013 — quando passaram a ser informados dados de período similar. Também conforme dados do Inpe, os Estados mais afetados com as queimadas em 2019 foram: Mato Grosso (13.999 focos de queimadas), Amazonas (7.150), Tocantins (5.776), Rondônia (5.604) e Maranhão (4.795).

Veja quem se mobilizou até o momento no Instagram para protestar:

Zezé Motta
Que país é esse? #EaAmazonia? Incêndio florestal no bioma amazônico: desmatamento ilegal e clima seco contribuem para alta. Por volta das 15h de segunda-feira (19), o céu escureceu e o dia virou noite em várias regiões do Estado de São Paulo. O cenário incomum resultou de uma combinação igualmente rara: a chegada de uma frente fria carregada de umidade no litoral paulista e a espessa fumaça da pior série de incêndios florestais já registrados no Brasil em sete anos.

Há duas semanas, florestas e matas ardem em chamas nos estados do Norte, se estendendo pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, incluindo áreas da Amazônia e do Pantanal. Os incêndios já atingiram a tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai, consumindo mais de 20 mil hectares de vegetação.

Alinne Moraes
O país está em chamas e as consequências das queimadas nas regiões norte e centro-oeste já atingem quase todo país. As mudanças climáticas são uma realidade e a nossa maior riqueza está sendo destruída!

Elza Soares
O que estão fazendo com nossa Amazônia? Estou chocada com essas imagens. Muito triste, muito triste, muito triste mesmo.

A Amazônia queimando assim…. Por Deus!

Que horror é esse Gentem?
Não vamos fazer nada? Não vamos lutar pelo que é nosso, por um bioma tão importante para o mundo?
Vi outro dia uma menina, @gretathunberg, que tem só 16 anos e sozinha, sozinha gente, ela começou seu protesto e mobilizou mais de 1 milhão de pessoas. Vejo essa menina tão novinha com essa força toda e sinto que sim. SIM, pode ser diferente!
Eu tenho fome de ver nossa floresta preservada. FOME!
E você? Você tem fome de que?

Lea T
Bom aqui estamos… vivendo exatamente o que temia. Acho que as palavras não servem… é exaustivo ficar repetindo sempre as mesmas coisas. como mínimo de ação, temos que descer para as ruas e mostrar responsabilidade e consciência: temos uma dívida histórica perante essa floresta e todos os parentes que vivem nela #vamospararua

Didif
O Ministério da Saúde não adverte, mas o governo brasileiro mata.

Noonoouri
HOW CAN WE DARE? 💔 stop praying! share! pressure! … and let’s do something against this GLOBAL CRIME, please. repost from @sainthoax thank you @karmagawa.

Leonardo di Caprio
#Regram #RG @IamNickRose: Terrifying to think that the Amazon is the largest rain forest on the planet, creating 20% of the earth’s oxygen, basically the lungs of the world, has been on fire and burning for the last 16 days running, with literally NO media coverage whatsoever! Why?

Gisele
A floresta tem um papel fundamental no equilíbrio do clima na Terra e, consequente, em nossas vidas. Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo na Amazônia. As queimadas crescentes vêm destruindo em dias o que a natureza leva anos, séculos para construir. Eu já estive lá e pude ver de perto como tudo acontece, especialmente como os oportunistas se aproveitam da época das secas para botar a floresta abaixo.
O desmatamento na Amazônia tem que parar!! Pela nossa saúde e pela saúde do nosso Planeta!

Mais de Lifestyle