Top

O design de Sandra Arruda visita o Theatro São Pedro

Entre os dias 18 e 23 de agosto, a cidade de São Paulo recebe o Design Weekend, festival urbano que promove a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Com mais de 300 atrações em 120 endereços, neste ano o evento contará com uma intervenção da artista Sandra Arruda, que propõe uma reflexão sobre o perfil híbrido do design, através de uma mostra que transita pela proposta orgânica com peças feitas à mão e a produção industrializada.

Dessa vez, o cenário será o Theatro São Pedro – um espaço centenário, localizado no centro de São Paulo. Uma das mais importantes casas de ópera do Brasil, o São Pedro segue uma vocação de experimentação, oferecendo ao público de São Paulo uma opção de qualidade em ópera, música sinfônica e música de câmara.

É lá que a designer convida os espectadores a vivenciarem o design pelos sentidos, instigando um olhar que vai além do material. “Atualmente, o design não trata somente de certo estilo ou de uma forma específica de expressão, mas domina um campo essencialmente híbrido que une matéria e informação ou artefato e mensagem”, reflete.

A intervenção une a exposição de móveis, objetos e tecidos com visitas guiadas por Sandra, encontros com os especialistas Rafael Maia Rosa, curador de arte contemporânea, e Paulo Zuben, diretor artístico do Theatro São Pedro, em um debate sobre a conexão entre música, arte e design e, é complementada com um passeio arquitetônico pelos bairros baixo Higienópolis e Barra Funda, com o Arquiteto André Scarpa.

Na mostra, Sandra revela sua relação mais emocional e intuitiva com o design, ao trazer o fazer com a mão para o universo industrial, ilustrado por meio da arte em cerâmica da designer, com vasos, mesas  e objetos em cerâmica em um trabalho único, fluido e orgânico, e o mobiliário desenhados pela designer entre 2013 e 2019, que agora passa a ser produzido por cinco grandes indústrias brasileiras: Butzke, Naturalle, Piu Mobile, Steel Forma e Verona.

Mostrando sua versatilidade, Sandra ainda apresenta uma Coleção Têxtil com 5 padrões de estampas fabricados pela Tramare.

Aos que se interessam pelo processo criativo e técnico, uma parte da mostra exibirá o making of das peças com fotos, maquetes e croquis.

Mais de Lifestyle