Top

Chefs fazem jantar solidário para pessoas em situação de rua

Nesta quarta-feira (07.08), renomados chef’s de restaurantes tradicionais da cidade de São Paulo oferecem jantar especial para cerca de 600 conviventes do Complexo Prates, Centro Temporário de Acolhimento CTA Prates III e da Casa Florescer, localizados no Bom Retiro, serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). É a primeira vez que será realizado o projeto Caldo dos Chef’s.

A ideia surgiu do chef Fábio Minato, proprietário do restaurante Minato (japonês), para realizar uma ação solidária nos Centros de Acolhimentos para uma verdadeira festa gastronômica à população em situação de rua. Participam da ação os seguintes restaurantes: Paulo Zegaib, do Dinho’s Restaurante (grelhados), Silvia Perassi, da Vinheria Percussi (italiano), Marcos Rosa, da Pizza Chena (pizza), Leo Nory, da Noriyuki Sushi Bar (japonês) e a sommelier Flávia Prado.

Numa iniciativa inédita, Minato reuniu um grupo de amigos voluntários para compartilharem seus talentos, tempo e trabalho na realização do Caldo dos Chef’s nos Centros de Acolhida. O objetivo da ação é aproveitar ao máximo o alimento e manipulá-lo de forma correta, sem desperdício. “Valorizamos cada nutriente para torná-lo o mais saudável possível”, explica Minato, líder do grupo.

Para reafirmar o compromisso de solidariedade, a ação conta com a parceria da Ceagesp que realiza projetos sociais no maior entreposto da América Latina, como a Associação Nossa Turma, que atende crianças e jovens das comunidades do entorno da Ceagesp, e o Banco Ceagesp de Alimentos (BCA).

De acordo com o presidente da Ceagesp, Johnni Hunter Nogueira, o desperdício de milhares de toneladas de alimentos passa despercebido pela companhia e, por meio do BCA, com atuação em todo o Estado de São Paulo, há esforços para cumprir a missão de coletar e redirecionar os alimentos às entidades cadastradas que atendam pessoas em situação de risco ou de baixa renda. “Tendo em vista o objetivo voluntário e social do jantar solidário, abrimos exceção e abraçamos a causa em favor dos Centros de Acolhida, pois acreditamos que tal gesto pode inspirar outros órgãos a estarem conosco na luta contra o desperdício e assegurando que todos tenham direito a uma alimentação digna e de qualidade”, afirma Nogueira.

De acordo com a secretária da Assistência Social e Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, há uma iniciativa por parte da Prefeitura da Cidade de São Paulo de articular com as instituições beneficentes uma maneira de atrair este público para dentro dos Centros de Acolhida e, assim, aprimorar o trabalho socioeducativo. “Como consequência, haverá o aperfeiçoamento da jornada de autonomia, processo por meio do qual a pessoa em situação de rua pode conquistar independência após a passagem pelos serviços socioassistenciais”, relata.

Mais de Lifestyle