Top

Nada de Paris e Londres: conheça um roteiro alternativo pela Europa

Por Raquel Fejgiel

Está pensando em embarcar para a Europa? Que tal sair do roteiro comum e desbravar novos pontos turísticos da Polônia, Alemanha, Áustria, Esvoláquia e República Tcheca? Raquel Fejgiel, jornalista carioca, acabou de percorrer esse roteiro e lista para o site RG desde qual drink pedir no bar secreto de Praga ao imperdível museu de Cracóvia!

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Alemanha
Em Munique, dê uma paradinha para almoçar no Viktualienmarkt. O biergärten funciona desde 1970 e os alemães costumam se encontrar lá para tomar uma boa cerveja gelada no verão. Você vai poder conhecer um dos produtos da Augustiner, o principal e mais antigo rótulo de cerveja da Alemanha; além disso, vai aproveitar as iguarias típicas da culinária bávara, como as salsichas, Spätzle e Kartoffellsala. As mesas são compartilhadas, você compra sua comida e desfruta do clima da cidade.

República Tcheca
Em Praga, aproveite para tomar uns bons drinks no Hemingway Bar: além de contar com uma carta de mais de oito páginas com coquetéis que vão dos mais clássicos aos mais inusitados, o local é “almost secret” e um tanto quando misterioso. O menu vem com uma cartilha com dez regras de como se portar no ambiente, que traz tópicos como “Não fale alto” e “Não fale com pessoas de outras mesas que você não conheça”, além de “não atrapalhe a privacidade dos outros clientes”.

Uma dica é reservar antes de ir e provar o Hermés Sgroppino, que leva home-made sorbet de tangerina, suco de limão fresco, água de jasmin, Perrier-Jouēt champanhe e sugar lace.

Polônia
Em Cracóvia, visite o MOKAC, imperdível museu de arte moderna da cidade. Foi o primeiro museu da Polônia construído no pós-guerra e fica localizado no bairro industrial da cidade, ao lado do famoso museu da Fábrica de Schindler.

Lá, você encontra obras que questionam os padrões de beleza contemporâneos, o que é arte, e a relação entre pessoas e animais. Não deixe de contemplar o animal surrealista “Ecological Balance”, do artista Willy Verginer, e de refletir sobre a interpretação do corpo feminino impressa em latas, na obra “Satisfaction Guaranteed”, de Joanna Rajkowska, e exposta em geladeiras.

Eslováquia
Em Bratislava, separe algumas horas da manhã para visitar o Castelo de Devín, que fica localizado a vinte minutos da cidade e em uma área mais pacata e tranquila. Além das belíssimas ruínas da edificação, há uma vista de tirar o fôlego do Danúbio e da fronteira com a Áustria. Dentro do castelo, também há uma linda área verde, perfeita para uma caminhada ao ar puro.

Áustria
Em Viena, caminhe pelo complexo cultural Museumsquartier e visite os museus Leopold, Mumok e Kunsthalle. O imenso pátio do complexo conta também com enormes poltronas modernas azuis para um relax depois de circular pelas galerias. Se você der sorte, pode ainda desfrutar de algum show de neo-artistas austríacos, atividade recorrente no local.

Mais de Lifestyle