Top

Dia da cerveja: veja quais tipos harmonizar com pratos típicos do inverno

Na primeira sexta-feira de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. A data foi criada por quatro amigos californianos, em 2007, como uma brincadeira, mas acabou entrando para o calendário de diversos países. A ideia é celebrar e passar algum tempo com amigos, enquanto saboreia o seu tipo de cerveja preferido.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

E se engana quem pensa que a data não funciona no Brasil, por estarmos no inverno e a bebida ser associada a temperaturas quentes. Mas o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, selecionou alguns pratos típicos da estação que harmonizam com diferentes estilos de cerveja para provar o contrário. Veja:

Chocolate
Seja em forma de bolo, mouse ou sobremesas mais elaboradas, o chocolate está sempre presente. Na hora do brinde, o estilo mais indicado é o Porter, que tem traços suaves de chocolate e um equilíbrio que tende para os aromas e sabores marcantes.

Pratos apimentados
No inverno, os pratos mais apimentados ganham destaque e uma cerveja que harmoniza muito bem com essas iguarias mexicanas é a Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto.

Fondue
Quando se fala na estação mais fria do ano, uma das primeiras coisas que costuma ser lembrada é o tradicional fondue de queijo, que combina com cervejas do estilo Strong Ale. Sua aparência é avermelhada e seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo a frutas secas ou nozes.

Crème Brulée
Essa sobremesa francesa feita com creme de leite fresco, gemas e baunilha fica ainda mais adequada para ser saboreada durante o inverno. Para acompanhar, uma cerveja de trigo trufada de framboesa com amargor moderado e leve sabor de fruta.

Sopa
Apesar de parecer improvável, a sopa pode combinar com cerveja. Não é necessário que a bebida esteja estupidamente gelada, geralmente, as cervejas especiais colocam no rótulo qual é a temperatura ideal, então é só ficar atento.

Feijoada
A cerveja ideal para harmonizar pode ser uma Wheat com laranja, que irá proporcionar em qualquer paladar uma experiência única e diferente.

 

Mais de Lifestyle