Top

Vinho Madeira: a bebida tem seu próprio festival

A Ilha da Madeira já está se preparando para a Festa do Vinho. A tradição começou na década de 70, em Funchal, e celebra a cultura da bebida e tudo o que ela representa para a população local.

A Festa acontece entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro, durante o período das vindimas, que são basicamente as colheitas das uvas. Uma das atrações mais esperadas do evento é a Vindima ao Vivo, marcada para o dia 7 de setembro, quando é recriado a célebre pisa das uvas, onde todos podem participar, sempre em ritmo de festa, com muita música e comida.

O Madeira Wine Lounge, instalado na Praça do Povo, atrai os presentes com um ambiente mais cosmopolita e contemporâneo. É neste espaço que são realizados deliciosos jantares temáticos inspirados nos sabores e vinhos de cada região da Madeira.

A ideia da celebração é recriar um pouco dos velhos hábitos que envolvem a produção do vinho, que começou há mais de 500 anos na Ilha da Madeira. A cidade fica toda decorada em homenagem à bebida, e há degustações, exposições, quadros vivos, shows de música, apresentações de folclore e muito mais.

Quando os portugueses chegaram à Ilha da Madeira, ela não parecia o lugar mais apropriado para a produção de vinhos. Mas o povoado que lá se estabeleceu investiu no cultivo mesmo em condições adversas, como no litoral ou em encostas vulcânicas. Apesar de todas essas dificuldades o vinho é apreciado pelos enófilos mais exigentes do mundo todo.

Mais de Lifestyle