O Cristalino Lodge acaba de receber a nova linha de móveis para os bangalôs, desenvolvidos de forma exclusiva por Roberta Rampazzo. O projeto, realizado em parceria com o BVRio Design e Madeira Sustentável, que desenvolve talentos em grupos comunitários da Amazônia, é um exemplo de qualidade, geração de renda e sustentabilidade.
O Cristalino Lodge é um destino privilegiado na Amazônia para amantes da natureza. O hotel está localizado em Alta Floresta, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 11.399 hectares – uma área seis vezes maior do que o arquipélago de Fernando de Noronha. Só de aves, são 595 espécies diferentes já catalogadas, muitas delas raras para a ciência. A alta biodiversidade da região atrai turistas do mundo todo em busca de conforto e contato com a floresta autêntica no coração do Brasil.
A designer criou peças que se encaixam no local sem interferir na elegância e na arquitetura harmônica do espaço. Assim foi criada a linha “Flow” (fluída), com linhas leves, delicadas e traços orgânicos e fluídos, inspirados na natureza exuberante do local. Mesa, cadeira, vaso e fruteira foram feitos com madeira Muiracatiara e Freijó, todas com o selo mundial de certificação da FSC.
As peças são marcadas por um traço simples e forte, desenhadas de forma cuidadosa para que se tornem únicas e eternas. Roberta acredita que um bom design deve conter fatores além da forma e função, incluindo a beleza. “Ao criar uma peça, busco sempre elementos que transmitam emoção para aqueles que irão utilizá-la”, explica a designer.
A fabricação ficou por conta da Coomflona (Cooperativa Mista da Floresta Nacional de Tapajós), onde as pessoas da região são capacitadas por marceneiros experientes e também pelos designers convidados. O projeto oferece treinamento em novas técnicas de movelaria sob uma nova perspectiva do design.
Os móveis irão compor as varandas externas dos exclusivos bangalôs e do bangalô especial do Cristalino Lodge, trazendo ainda mais conforto, charme e bem estar para os hóspedes. “Estamos certos de que iniciativas como essa agregam valor, não apenas pela beleza, mas também pela responsabilidade social e ambiental, valores que compartilhamos. As peças da designer Roberta Rampazzo ficaram elegantes e bem integradas.”, acrescenta Alex Da Riva, administrador do Cristalino Lodge.
A BVRio promove a economia verde no Brasil, desenvolvendo um ecossistema de atores na economia ambiental. O projeto Design & Madeira Sustentável promove a união entre design e a responsabilidade socioambiental, levando designers brasileiros de renome internacional diretamente ao coração da Amazônia, para ensinar novas técnicas de desenho e construção de móveis e utensílios em uma movelaria comunitária. Lá na floresta, os designers compartilham seu conhecimento com os comunitários, especialmente para o desenvolvimento de peças de alto valor agregado, fabricadas com madeiras obtidas de forma sustentável, com certificação do FSC.
O projeto é realizado na Coomflona – Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós, onde são realizadas oficinas com designers de alto padrão, que treinam as mulheres e os homens que trabalham na Movelaria Anambé, em Belterra, no sul do Pará. O projeto oferece treinamento em novas técnicas de movelaria e tem resultado no desenho e encomenda de peças exclusivas, assinadas pelos designers.
Cristiano Lodge
Alta Floresta, Mato Grosso
Fones: +55 (11) 3071-0104, +55 (66) 3521-1396.