Top

Espírito Santo: o que não perder por lá

Localizado na região Sudeste do Brasil, o Espírito Santo é um dos menores estados do País. Entretanto, possui diversas riquezas ótimas para serem descobertas em viagens, por exemplo, já que as cidades não ficam lotadas em períodos específicos, tornando o turismo bem distribuído em todos os períodos.

Vitória, capital do estado, possui atrações durante todo o ano para os turistas e também moradores locais e é muito famosa pelo seu porto. Perto dali está o Palácio Anchieta – sede do governo -, além da área histórica, reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan.

Vila Velha, cidade vizinha, também contribui com ótimos passeios – sendo quase impossível não visitá-la ao ir para Vitória, visto que as cidades estão interligadas por pontes e estão a apenas 12 km de distância. Lá há belas praias, o Convento da Penha e a fábrica de chocolates da Garoto.

Se você for de avião, pode procurar por algum aluguel de carro no ES e desfrutar de diversas possibilidades de passeios pelas cidades. Por exemplo, em Vitória, com cerca de uma hora de carro, já é possível ter acesso tanto à serra quanto ao litoral do estado. Na parte serrana da cidade há a possibilidade de conhecer a parte histórica do estado e aproveitar para fazer atividades voltadas à aventura. Confira abaixo três passeios ótimos para fazer pelas cidades:

Convento da Penha
Cartão-postal de Vila Velha, o Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. Com localização privilegiada num penhasco a 500 metros do mar, o convento apresenta sua trajetória histórica e, além de trazer um panorama da barra de Vitória e do oceano Atlântico, também proporciona uma ótima vista para Vila Velha.

Centro Histórico de Vitória
O centro de Vitória é recheado de histórias do marcante período colonial. Suas ruas de paralelepípedos, lindas escadarias, prédios históricos e igrejas antigas são preservados justamente para manter essa memória entre os moradores e turistas. É super válido tirar um dia da viagem para passear pelo centro e conhecer ainda mais sobre a história do Brasil. Que tal?

Praias
Para quem gosta de calor, nada melhor do que curtir uma praia, não é mesmo? Lá no Espírito Santo há opções belíssimas para aproveitar a viagem da melhor maneira possível. Alguma das melhores praias de lá estão em Vila Velha, como a Praia de Itapoã e a Praia da Costa, que estão próximas ao centro da cidade e possuem quiosques, calçadão e ciclovias, possibilitando aproveitar o dia na praia e também passear pelo calçadão ou andar de bicicleta.

Enquanto isso, em Vitória, há a Praia de Camburi, que é a mais famosa da capital – entretanto, a qualidade da água e da areia deixam um pouco a desejar, sendo mais indicado conhecer a Ilha do Boi e a Curva da Jurema, que são as melhores praias.

Mais de Lifestyle