Top

Mini lança scooter estilosa e elétrica

A criatividade dos designers da Mini jamais esteve limitada ao universo das quatro rodas. E o Mini Scooter E Concept é uma prova disso. Trata-se da primeira motocicleta-conceito concebida pela marca, apresentado em duas versões diferentes de design, mas que incorporam, além do estilo inconfundível herdado dos carros da fabricante britânica, a pilotagem divertida, a funcionalidade inteligente e as inúmeras opções de personalização. E tudo isso em favor de uma mobilidade ainda mais sustentável e inovadora.

SIGAO RG NO INSTAGRAM

“Mais que um produto, MINI é um sinônimo de como viver nos centros urbanos com estilo, sofisticação e de forma moderna. A mobilidade MINI entrega tecnologia e fun to drive de maneira consciente e respeitando o meio ambiente onde está inserida”, explica Rodrigo Novello, diretor da MINI Brasil.

Impulsionado por um motor elétrico integrado à roda traseira, o Mini Scooter E Concept traz baterias de íons de lítio compactas, aptas a serem recarregadas em tomadas de energia domésticas convencionais com a ajuda de um cabo de carregamento integrado à parte traseira da motocicleta.

Ao abrir a tampa do compartimento do cabo – semelhante à tampa do tanque de combustível de um automóvel Mini –, ela se ilumina e o plugue pode ser puxado para fora até uma distância de 5 metros. Assim que a bateria estiver carregada, um mecanismo acionado por botão recolhe a fiação.

E assim como os automóveis da marca britânica, o primeiro Mini de duas rodas exibe proporções claramente definidas e linhas suavemente arredondadas conferindo ao protótipo de motocicleta uma aparência capaz de ser reconhecida facilmente nas ruas como um veículo da fabricante de Oxford.

Outro detalhe que chama a atenção no Mini Scooter E Concept é o grande farol arredondado inspirado nos do Mini Countryman da primeira geração. As luzes indicadoras de direção (pisca), por sua vez, evocam a dianteira de um Mini clássico. Já a abertura da carenagem, situada logo abaixo do emblema da Mini, e que ostenta uma moldura cromada, reforça a impressão de familiaridade remetendo aos contornos da grade do radiador hexagonal dos carros da Mini.

Detalhes de acabamento cromado também podem ser notados no aro de apoio situado atrás do assento e nos suportes para os pés. Os espelhos retrovisores da motocicleta também exibem aspectos familiares, entre eles a forma arredondada e as diferentes opções de acabamento. Já a traseira conta com lanternas verticais montadas sobre a carenagem da roda.

Outra característica de destaque do Mini Scooter E Concept: a forma inovadora de integrar dispositivos móveis, algo inédito para a época. O painel, de forma arredondada e inspirado no design do mostrador circular incorporado ao instrumento central dos veículos Mini, foi desenvolvido para acomodar um smartphone. Ao encaixá-lo no mostrador, o motor é acionado automaticamente. Enquanto a motocicleta estiver em movimento, o smartphone pode ser usado como navegador GPS, tocador de música ou telefone, conforme a necessidade do piloto.

Uma interface sem fio Bluetooth pode ser conectada a um capacete Mini, que vem equipado com microfone e fones de ouvido. O velocímetro, que se assemelha a um tubo preenchido com fluido, e as luzes indicadoras da carga da bateria e de acendimento dos faróis e dos piscas, estão posicionados nas bordas do painel e correspondem aos botões no volante multifuncional dos carros Mini.

Mais de Lifestyle