Eliat, pequena cidade localizado no extremo sul de Israel, foi eleita pelo The New York Times como um dos principais lugares para se conhecer em 2019. Recheada de história, cultura e paisagens de tirar o fôlego, a região nem sempre é lembrada como opção de destino para as férias. Para te convencer, separamos o roteiro ideal para se conhecer a região:
SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM
Desfrute das belezas naturais de Eilat
Com apenas 55 mil habitantes, Eilat é uma cidade moderna ao mesmo tempo que pode ser um destino surpreendente para quem busca paisagens incríveis e se encanta por história e religiosidade. Banhada pelo Mar Vermelho, a cidade tem praias de tirar o fôlego com águas cristalinas em um lindo tom azulado.
Pela excelente condição de visibilidade e grande quantidade de corais, o lugar é ideal para prática de mergulho. Entre as visitas para programação está o parque Dolphin’s Reef, onde o viajante pode nadar junto com os golfinhos, e o Underwater Observatory, uma grande torre branca em meio ao mar, que conta com salas subterrâneas e observatórios por onde os visitantes podem ver a riqueza da fauna e flora marinha da região.
Outra dica é conhecer o Timna Park, uma mina de cobre explorada desde o século 18 a.C., ainda pelos antigos egípcios. A região desértica é um cenário impressionante muito por conta das grandes colunas de arenito, conhecidas como Pilares de Salomão, moldadas durante séculos pelo vento e pela água.
Explore a cidade cosmopolita de Israel, Tel Aviv
Não dá para deixar de visitar a cidade mais cosmopolita de Israel, Tel Aviv. Para conhecer um pouco mais da história local, percorra o bairro Neve Tzedek, a Praça Rabin e a região de Bauhaus, Patrimônio Mundial israelense. Também vale conhecer a antiga cidade bíblica de Jaffa, com seus 4 mil anos, que possui o porto mais antigo do mundo ainda em funcionamento.
Como parada obrigatória, o Sarona Market é o espaço para quem adora as compras. Antiga colônia dos templários alemães, hoje o lugar abriga boutiques, lojas, galerias de arte, cafés, bares e alguns dos melhores restaurantes da cidade com opções de pratos regionais.
Visite os paraísos arquitetônicos em Haifa, nos Jardins Bahá’í
Terceira maior cidade de Israel, Haifa é considerada o centro mundial da Bahá’í, religião que enfatiza a união espiritual de toda a humanidade, com mais de seis milhões de adeptos pelo mundo. Ao passar por lá, a sugestão é conhecer os Jardins Bahá’í, construídos na encosta do Monte Carmelo e que podem ser vistos de praticamente todos os pontos de Haifa.
Vale conhecer também a Costa do Mediterrâneo, de onde podem ser observadas escavações dos períodos romano, bizantino e dos cruzados, além de fazer caminhadas e trilhas, acompanhadas por lindas paisagens.
Desvende os mistérios da cidade sagrada, Jerusalém
Cidade em forma de museu a céu aberto, as ruas, muros e até as portas de Jerusalém carregam marcas históricas da humanidade. A cidade de ouro – como é conhecida pelas suas paredes de pedras calcárias que ficam douradas quando refletem o sol -, é também destino perfeito para quem aprecia uma boa gastronomia e lugares exóticos.
A primeira parada é na Antiga Jerusalém. O Monte das Oliveiras possibilita uma vista panorâmica de toda a cidade sagrada. Entrando na Cidade Velha, desbrave bairros e ruas que contam um pouco de suas trajetórias históricas, como o Bairro Judeu e a Rua do Cardo, principal passagem reconstruída da Jerusalém bizantina.
Visite o Monte do Templo com o Domo da Rocha e a Al Aqsa Mesquita. Na tradição judaica, é o lugar onde Deus juntou o pó para formar Adão. O Muro das Lamentações é o local mais sagrado para o judaísmo. Também é possível caminhar por seus túneis subterrâneos e conhecer Jerusalém de um panorama inédito.
Saiba mais detalhes sobre esse roteiro no site da L’Espace Tours.