Top

Arquiteto cria ecocasa subterrânea no México

Em um local montanhoso perto da Cidade do México, o arquiteto Javier Senosiain criou uma casa notável inspirada na forma de um amendoim. Quando foi concluída em 1984, a Casa Orgânica, com 1.873 metros quadrados, estava à frente de seu tempo. Senosiain projetou uma casa única para integrar-se perfeitamente à paisagem natural: a duna verde envolve quase completamente os espaços internos, tornando-a quase invisível, de modo que, do lado de fora, tudo que vemos são grama, arbustos, árvores e flores.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Dar um passeio no jardim é andar sobre o telhado da casa sem nem perceber”, diz Senosiain. O arquiteto mexicano é conhecido por sua arquitetura orgânica – até hoje, ele construiu casas inspiradas na forma de uma cobra, um tubarão, uma flor e um cogumelo.

Modelada a partir da forma de uma casca de amendoim, a casa é composta de dois espaços ovais cavernosos conectados por uma passagem estreita. Uma câmara contém as áreas privadas, que são usadas principalmente à noite, enquanto a câmara mais clara contém as áreas sociais.

Levando em consideração o impacto das condições bioclimáticas no bem-estar físico e psicológico dos habitantes, Senosiain usou árvores e arbustos para criar barreiras verdes que filtram a luz do sol, mantêm os interiores frescos e protegem a casa da poeira e da poluição sonora. O telhado verde da Organic House protege contra o calor e o frio para manter uma temperatura interior confortável. Com informações do site beautifullife.info.

Mais de Lifestyle