Top

Para especialistas, James Bond tem “problema crônico com álcool”

James Bond é amante dos drinks, em especial o Vesper Martini. Na série, independentemente do ator que represente o personagem, uma coisa é certa: Bond se mostra um bebedor contumaz, inclusive quando está correndo perigo – como em “Skyfall”, quando ele tem que  virar um shot de bebida antes que escorpião, que está sobre sua mão que sugura o copo, possa picá-lo. E não é que ele consegue?

SIGA RG NO INSTAGRAM

Agora, um novo estudo publicado no Medical Journal of Australia lança uma sombra sobre toda essa bebida que envolve Bond, dizendo que ele demonstra “transtorno severo do uso de álcool” ao longo de seis décadas e 24 filmes.  Os autores do estudo descobriram que em toda a sua carreira na tela, Bond bebeu 109 vezes.

Seu consumo mais excessivo se dá quando ele toma seis Vespers e eleva o nível de álcool em seu sangue para aproximadamente 0,36 gramas por decilitro, no filme “Quantum of Solace”, o que seria “suficiente para matar algumas pessoas”, diz o estudo.

As ações de Bond, incluindo beber em excesso, dirigir depois de beber, brigar depois de beber, fazer sexo depois de beber e operar máquinas nucleares depois de beber, satisfizeram mais da metade dos critérios do DSM-5 da Associação Psiquiátrica Americana para transtornos relacionados ao uso de álcool.

“Há evidências fortes e consistentes de que James Bond tem um problema crônico de consumo de álcool no espectro extremo ‘severo’ “, concluíram os autores do estudo. “Ele deve procurar ajuda profissional e tentar encontrar outras estratégias para gerenciar o estresse ocupacional”.

Embora produzido para um prêmio de Natal do Medical Journal of Australia e com um personagem fictício, os resultados das análises são sérios e foram respaldados por uma banca médica. Portanto, se você bebe tanto quanto Bond, é melhor repensar seu hábitos.

 

Mais de Lifestyle