Top

Conheça a gastronomia italiana e suas regiões

A Itália sempre foi sinônimo de boa comida, oferecendo uma inconfundível explosão de sabores e aromas. Além de uma das culinárias mais famosas do mundo, também propõe uma imensa variedade de diferentes pratos e receitas regionais.

Os visitantes não podem perder os itinerários gastronômicos e de vinho – viagens pela cultura enogastronômica da Itália, em busca de receitas antigas, produtos genuínos e culinária simples. Produtos de renome mundial, tais como Parmigiano Reggiano (queijo parmesão), Modena vinagre balsâmico, pesto de Gênova, mussarela de búfala da Campânia, trufas de Alba, macarrão e pizza são apenas alguns dos símbolos que compõem a Itália, a terra dos bons alimentos.

SIGA RG NO INSTAGRAM

Os vinhos da Itália, aqueles nobres embaixadores da excelência italiana no mundo, não devem ser negligenciados. O prazer de saborear um bom vinho em seu ambiente nativo é incomparável – um copo de Chianti ou Brunello di Montalcino na Toscana, de Barbera ou Barolo do Piemonte, de Prosecco di Valdobbiadene em Veneto, de Lambrusco de Emilia Romagna, os vinhos da Sicília, os vinhos brancos em Friuli e Trentino-Alto Adige, ou os grandes tintos da Valtellina.

Os antigos gregos costumavam chamar a Itália de “Enotria”, em referência à produção de vinhos extraordinários. Seria impossível enumerar todas as características dos vinhos italianos, procurados pelo mundo pela sua variedade e qualidade.  A Itália é um mundo de gostos que aguçam o paladar, olhos e coração.

Conheça mais as regiões e suas delícias

Trento – Alto Adige

A cozinha Trentina é influenciada por diferentes países: você pode saborear a polenta (de origem veneziana), goulash, bolinhos e outros pratos da influência tirolesa. Entre os pratos típicos estão a enguia, o macarrão e o feijão, o pasticcio di maccheroni, a salsicha assada e a omelete com farinha e leite. Entre os produtos típicos da Altogarda destaca-se a carne “salada”: carne conservada em salmoura com a adição de aromas; hoje em dia é uma iguaria procurada.

Trentino possui uma enorme produção de uvas, a partir do qual os vinhos finos locais são obtidos. É também muito famosa para o cultivo de diferentes variedades de maçãs, utilizado na preparação do strudel. As sobremesas mais comuns são strudel de maçã e zelten.

Entre os excelentes vinhos locais são Müller-Thurgau, Marzemino, Moscato, Casteller e Teroldego.

Modena – Emilia Romagna

Alimentos e motores são as verdadeiras paixões do povo de Modena. A cozinha  modenese é feita de ingredientes simples que fizeram a fortuna desta província. Destaque para o zampone e o cotechino de Modena. O zampone é cozido não só durante as férias de Natal, mas durante todo o ano acompanhado de lentilhas.

Entre os produtos típicos que obtiveram o reconhecimento DOP (Denominação de Origem Protegida) está o vinagre balsâmico tradicional de Modena com um sabor doce e azedo e o Parmigiano Reggiano. Outros produtos conhecidos e renomados são a cereja Vignola e a típica pêra Modena.

Para os pratos típicos, os tortellinis, feitos de carne de porco, presunto e queijo parmesão, scones cozidos em forno de lenha e servido com o famoso salame e queijos misturados e acompanhado, talvez, pelo vinho Lambrusco.

Entre as sobremesas típicas a gosto estão, além do Natal, os amaretti de San Geminiano, Bensone, Torta Barozzi.

Entre os vinhos não poderia faltar o famoso Lambrusco Grasparossa de Castelvetro, Lambrusco di Sorbara e o Lambrusco Salamino di Santa Croce.

Vicenza – Veneto

A área de Vicenza é, por tradição, ligada ao culto do bom vinho e à paixão pela boa comida com uma variedade de alimentos que vão do queijo ao peixe e ao salame. Famosos são os queijos do planalto de Asiago, entre os quais o famoso Asiago DOP, e o Morlacco ou Burlacco, produzido apenas no verão na área de Grappa. sabores intensos e especiais também são oferecidos pela produção de salsichas, incluindo a Vicenza suprimida, uma combinação perfeita de doce e picante, presunto Veneto Berico-Euganeo DOP e o Val Liona e salame cru acompanhado com polenta ou cozido em uma panela ou em uma grade.

Entre os produtos da terra,  o famoso espargos brancos e o radicchio branco de Bassano del Grappa, as batatas Rotzo, cerejas de Marostica, os negros cogumelos e trufas dos montes Berici. Entre os pratos à base de peixe, sem dúvida, o mais famoso é o bacalhau Vicenza mas as trutas não são excepção, e a espécie mais valiosa – a Fario – que pode ser cozido ou grelhado.

Os sabores genuínos tornam-se ainda mais excitantes se acompanhados por um bom copo de vinho e o Vicentino produz muitos e todos muito valiosos.

A produção de destilados também é rica, entre os quais a famosa grappa de Bassano.

Região da Sicilia

A exuberância e o calor desta terra serve de  tempero para a boa cozinha siciliana, que com suas especialidades nos fala sobre a paixão e o cuidado que seu povo tem em relação à boa comida e sabores genuínos.

Para aguçar o apetite, uma longa série de aperitivos, desde bolinhos de arroz, cazzilli (requintados croquetes de batata) a crispeddi catanesi (panquecas). Há também muitos pratos que incluem as beringelas (a caponata, a massa alla Norma e a parmigiana), bem como as baseadas em peixes. Do cuscuz ao trapani, ao macarrão com sardinhas ou cca muddica. Sem desprezar as iguarias em nome do atum, peixe-espada, pescada e cação.

E, finalmente, a famosa pastelaria siciliana, onde a ricota e a massa de amêndoa reinam supremamente.

Digno de nota são os muitos produtos sicilianos que conquistaram as marcas DOP e IGT (Indicação Geográfica Típica), fazendo da Sicília uma das rainhas da dieta mediterrânea, famosa no mundo pela genuinidade dos alimentos utilizados.

Azeite extra virgem, laranjas vermelhas suculentas e uvas doces Canicattì, tomates Pachino e alcaparras de Pantelleria, peras espinhosas e azeitonas Nocellara del Belice são as excelências que caracterizam a gastronomia siciliana. Sem mencionar os famosos queijos, como o ragusano e o pecorino, ou as salsichas saborosas, como o salame de Sant’Angelo, ou, finalmente, os produtos assados e perfumados, como o pão de Dittaino.

Para acompanhar, os excelentes vinhos sicilianos com um sabor forte e encorpado.

Toscana

As origens da cozinha regional da Toscana são camponesas e populares, como é evidente a partir dos ingredientes básicos: pão, mesmo obsoleto, legumes e verduras. Aperitivos típicos são os crostinis, carnes curadas entre as quais se destaca a finocchiona, um salame especial aromatizado com erva-doce.

O primeiro prato é composto de sopas, incluindo o famoso Ribollita ou a sopa de feijão,  espaguete e pappardelle.

Entre os principais pratos de peixe, o Cacciucco é muito difundido, com a tainha e o peixe seco de Livorno. Já os principais pratos de carne, o bife florentino; frango, galinha-do-mato e o porco são muito difundidos.

Sobremesas típicas são o castagnaccio, o buccellato, o cantucci.

A produção de vinho é excelente em variedade e qualidade: Toscana produz os melhores vinhos da Itália, Chianti e Vino Nobile di Montepulciano, Brunello di Montalcino, Vernaccia di San Gimignano e muitos outros, até Vin santo, um vinho doce e licoroso para ser apreciado junto com cantucci.

Mais de Lifestyle