Top

Governo Trump quer exterminar direitos de transgêneros

O governo de Donald Trump está buscando maneiras de restringir os direitos de transgêneros nos Estados Unidos, segundo um memorando divulgado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos e apresentado pelo jornal “The New York Times”, que mostra como o presidente norte-americano quer resumir o gênero para homem ou mulher, de forma que isso seja imutável a partir do nascimento.

“Sexo significa o status de uma pessoa como homem ou mulher com base em traços biológicos imutáveis identificáveis antes do nascimento”, diz o documento. “O sexo listado na certidão de nascimento de uma pessoa, conforme originalmente emitido, constituirá uma prova definitiva do sexo dela, a menos que seja refutada por evidência genética confiável.”

Durante o governo Obama, as proteções dos direitos civis foram ampliadas para incluir as pessoas transgênero. Sob a administração Trump, essas proteções estão sendo desfeitas sistematicamente. Há, por exemplo, as tentativas de proibir as pessoas trans de servir nas Forças Armadas, remover questões sobre identidade de gênero do Censo 2020 e a reversão das proteções relacionadas à saúde e moradia, todas elas têm sido repetidamente chamadas de cruéis pela população.

Ainda de acordo com o “NYT”, uma nova definição provavelmente será apresentada ao Departamento de Justiça até o final deste ano. Se bem-sucedida, a descrição mais restrita tiraria cerca de 1,4 milhão de pessoas de um reconhecimento legal de sua identidade de gênero, o que resultaria em perda de direitos que incluem moradia, saúde e educação.

Mais de Lifestyle