Top

Entenda o que faz um vinho ser mais caro ou barato

Muitas pessoas associam um bom vinho a um preço caro. Porém, isso não é verdade. Diversos fatores influenciam o valor de uma garrafa, que vão muito além do líquido dentro dela.

Com a ajuda do site Evino, nós listamos oito características que encarecem ou barateiam um rótulo, para facilitar a hora de escolher o vinho ideal para você. Veja!

Cultura

Na Europa o vinho é tido como um alimento e, por isso, possui taxas menores. Já no Brasil ele entra na categoria de bebidas alcoólicas. Com isso as taxas por aqui acabam sendo bem diferentes.

Intermediários

Podem ser negociantes ou importadoras. Tanto faz! A questão é que, quanto mais intermediários, maior o preço final do produto.

Garrafa

Quanto mais espesso o vidro mais caro o vinho é. E por quê? Fundo côncavo serve somente para evitar que a garrafa quebre. Não tem nada a ver com a qualidade do líquido. Então aquele papo de “vinho bom tem aquela bundinha” é mentira. O mesmo pode-se dizer em relação ao peso, à cor e à espessura: garrafa pesada só beneficia vinho de guarda, aqueles que ficam em repouso por alguns anos. Vinhos para serem consumidos jovens não precisam disso. Não à toa a garrafa de brancos geralmente são transparentes.

Espumante

É importante pontuar que espumantes geralmente são mais caros por uma questão de segurança: pressão interna, gaiola, rolha diferenciada.

Fechamento

Uma simples rolha de cortiça é bem mais cara que uma tampa que rosqueia, por exemplo. Vinhos de consumo imediato são produzidos com tampas de roscas, já que não necessitam de envelhecimento. A rolha ajuda na micro-oxigenação para o vinho envelhecer com qualidade durante anos. 

Trabalho manual x trabalho automatizado

Esse tópico faz de fato muita diferença nos valores dos rótulos. O trabalho foi manual ou automatizado? Quantas pessoas demandaram o serviço? Essas são informações que encarecem um rótulo. Mas, no fim, o quanto disso é percebido na taça?

Tempo do vinho em barrica

Por que o tempo do vinho em barrica encarece o produto? Simples! O tempo do vinho em barrica é o tempo que a vinícola não está gerando dinheiro com a comercialização do produto.

Produção

Vale pontuar que um dos pontos que mais encarece um rótulo é a baixa quantidade de garrafas produzidas a cada safra. Um vinho com produção feita em grande escala, consequentemente, é comercializado por valores mais baixos.

Mais de Lifestyle