Top

Antifuracões: Holanda cria 1ª fazenda flutuante do mundo

A empresa holandesa Beladon vai lançar a primeira “fazenda flutuante” do mundo no porto de Merwehaven, em Roterdã, a 80 quilômetros da capital Amsterdã.  A instalação será usada para criar vacas, que serão ordenhadas por robôs.

SIGA RG NO INSTAGRAM

A ideia de Minke van Wingerden, sócio da empresa, surgiu depois de uma visita a Nova York, em 2012, quando ele e sua mulher tiveram dificuldade para comprar produtos frescos após a passagem de um furacão pelo país.

Com o objetivo de evitar esse tipo de escassez em sua cidade, no caso de um desastre natural, sua empresa desenvolveu a fazenda flutuante, composta por três níveis e resistente a furacões. No superior, a fazenda vai cultivar trevo e grama para alimentar os animais. O segundo andar abrigará as vacas [que vão produzir uma média de 211 galões de leite por dia] e, no inferior, ficará o maquinário para processamento e embalagem de laticínios. O leite pasteurizado e iogurte produzidos terão como mercado a cidade de Roterdã.

Wingerden planeja também alimentar as vacas com produtos residuais da cidade, como restos de grãos de cervejarias locais e subprodutos de usinas. Ademais, a Beladon vai processar o esterco gerado pelas vacas e vender como fertilizante natural.

E como não poderia ser diferente, a fazenda também é verde, e gerará grande parte de sua própria energia, usando painéis solares.

Mais de Lifestyle