Top

China vai pontuar seus cidadãos, como em “Black Mirror”

“Nosedive”, um episódio de Black Mirror, chamou a atenção do público não só pela bela estética, mas também pelo sistema de pontuação ao qual as personagens eram submetidas. O episódio conta a história de Lacie (Bryce Dallas Howard) que vive em um mundo onde as pessoas se dão notas por um aplicativo. As médias mais altas dão acesso a empregos, casas e, até mesmo, amigos diferenciados.

Por mais loucura que pareça, essa avaliação está a ponto de se tornar realidade na China. Em 2020, o Partido Comunista vai introduzir um sistema de ranking que dará notas até 800 para todos os 1,4 bilhão de cidadãos. Com o auxílio de mais de 600 milhões de câmeras de seguranças espalhadas pelas principais cidades e um sistema de Inteligência Artificial, a pontuação dos cidadãos pode aumentar ou diminuir.

Esses pontos, chamados “social credits” (algo como “créditos sociais”), serão afetados pelas ações diárias de cada indivíduo. Segundo o site “Daily Mail”, a pontuação pode aumentar quando compra produtos feitos na China ou cumpre serviço voluntário, mas irá cair caso o indivíduo não pague os imposto, fume em áreas proibidas ou compre produtos que o governo desaprove, como bebidas alcoólicas e jogos violentos.

Quem tiver as melhores notas será qualificado para empregos melhores, poderá matricular seus filhos nas melhores escolas e, até mesmo, ter acesso a internet mais rápida. Mas quem tiver pontuações baixas, será privado de alguns privilégios.

Alguns testes já rodaram o país, como companhias aéreas que barravam clientes segundo sua pontuação em um aplicativo que avalia a situação de crédito de uma pessoa. Além disso, em uma província localizada perto de Xangai, a população foi submetida a uma versão piloto do sistema. Um jornalista contou ao site “CBS News” que sua nota não lhe permite comprar propriedades e seus filhos não podem frequentar colégios particulares. Isso é bem “Black Mirror”…

 

Mais de Lifestyle