Top

Veja 7 dicas do que fazer em Tulum

Por Lari Duarte

Tulum é um dos lugares mais procurados pelo jetset internacional quando o destino é México. Localizada na famosa região da Riviera Maya, a cidade ficou conhecida por ser uma alternativa mais easy-going, isto é, mais rústica e relax, que vai na contramão do superagito (e americanização) dos resorts de Cancún.

Para quem busca praias com água azul turquesa e areia branquinha, vivenciar a história e cultura Maia, ótimos restaurantes, em uma atmosfera tranquila, Tulum é o roteiro perfeito.

Visitar os Cenotes

Cenote se origina da palavra maia “dz’onot” que significa “caverna com depósito de água”, e é exatamente isso que é, uma gruta com águas cristalinas. Na península de Yucatán (onde está Tulum) existem vários cenotes que podem ser visitados. Mas, preste bastante atenção na hora de escolher qual visitar para não cair em um “programa furado” lotado de turistas, viu?

Recomendo visitar os cenotes Pet Cementery e Sac Actun. Por serem mais afastados do centro, são mais preservados e restritos, para chegar é preciso ir de táxi ou alugar um carro. Além disso, é obrigatório a companhia de um guia para acessar os cenotes.

Logo na entrada tem uma empresa de guias oferecendo o passeio, que dura cerca de uma hora. No valor pago a eles, está incluído o empréstimo de snorkel, máscara e colete salva-vidas (o uso é obrigatório). Apesar de não estar no pacote, é possível alugar, na hora, roupa de borracha e lanterna. Recomendo muito, pois ficamos 45 minutos nadando dentro dos cenotes, onde não bate luz solar e a água é gelada.

A experiência é indescritível e inesquecível, sem dúvida um passeio “tem que fazer” em Tulum. A hora passou voando, a cor da água é de um azul que eu nunca vi igual, e os saguões que chegamos dentro dos cenotes parecem cenários de outro mundo.

Curtir a praia nos Beach Clubs

Sem dúvida, isso é o que todo mundo quer fazer em Tulum, aproveitar muito a praia. E existem várias opções de beach club. Para quem gosta de um clima mais agitado e descolado, eu recomendo ficar no Papaya Project, estrutura de praia muito boa e ótima carta de drinks. Para os que preferem algo mais intimista, recomendo o La Zebra e o Casa Malca.

Visitar as ruínas Maias de Tulum

Tulum foi uma das cidades habitadas pelos Maias, e a única em frente ao mar. A civilização Maia teve seu auge em 900 d.C., e eles tinham um conhecimento profundo de astronomia e matemática (para se ter uma ideia, à época, eles já utilizavam um calendário com 365 dias).

Visitar as ruínas da cidade é um mergulho na história. Contratar um guia é fundamental, pois têm poucas placas informativas e não há opção de áudio guide. Logo na entrada do sítio arqueológico há uma empresa de guias, e pode ter certeza que as explicações fazem toda a diferença.

Onde comer?

Como se come bem em Tulum! Difícil foi selecionar onde ir – entre tantas recomendações bacanas. Só tive excelentes experiências.

Kitchen Table

Localizado na parte da floresta de Tulum, o restaurante se esforça em ser o mais sustentável possível. Ele foi construído reutilizando materiais naturais da região, e foi projetado visando causar o menor impacto ecológico. A energia utilizada vem de painéis solares, e é usada para iluminar o ambiente e oferecer música – que é ótima, por sinal, no dia em que estive no local ouvi uma excelente seleção de jazz.

O menu é sazonal, e eles só usam ingredientes frescos e produzidos localmente. Vale destacar o menu de drinks, o melhor de Tulum, na minha opinião.

Hartwood

Na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, o Hartwood é um must-go da viagem. Eles só utilizam ingredientes locais e frescos em seus pratos, e tem uma atmosfera informal e aconchegante que é a cara de Tulum. Mas, atenção! É necessário fazer reserva com um mês de antecedência, no mínimo.

Gitano

O lugar perfeito para quem quer um jantar mais animado! O ambiente é escuro e aconchegante, com música ao vivo, menu de drinks com muitas opções e comida tradicional mexicana.

Kin Toh

Localizado no hotel Azulik, um dos mais famosos de Tulum, esse é o restaurante com a vista mais bonita. Mas, ao contrário da maioria, não é voltado para praia, e sim para a floresta de Tulum – o que o torna único. Nas mesas você tem a sensação de estar jantando no topo das árvores, e ainda é possível assistir ao pôr do sol.

 

Mais de Lifestyle