Top

10 dicas para se preparar e curtir ao máximo o Caminho de Santiago de Compostela

O caminho até Santiago de Compostela, na Espanha, é uma das mais famosas peregrinações do mundo. Fiéis, curiosos e amantes de ecoturismo se preparam por anos para completar a caminhada que pode chegar até a 800 quilômetros – dependendo da escolha de onde iniciar o trajeto.

Conversamos com Daniel Agrela, escritor do livro “ O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – Uma Vida em 30 dias” e ele deu boas dicas para quem está se organizando para fazer a caminhada. Veja!

Prepare-se fisicamente

Não é necessário ser atleta ou “rato de academia” para fazer a viagem, mas é preciso ter um mínimo preparo físico. Caminhar por uma hora diariamente ajuda nessa preparação. Se puder usar as botas que vai calçar no Caminho nessas caminhadas pré-viagem, melhor ainda, pois os pés já vão se acostumar com o calçado, diminuindo a possíveis de bolhas que surgem durante a jornada.

Faça um check-up

Procure seu médico e faça exames de rotina, principalmente do coração. Caminhar todos os dias por muitos quilômetros requer que você esteja em dia com a saúde. Também pode ser bom consultar ortopedistas, para ver o que fazer caso tenha dor nas pernas, e um dentista, garantindo a higiene bucal

Informe-se:

Pesquise o máximo que puder. Procure saber como surgiu o Caminho, suas tradições, seus personagens, os pontos principais do trajeto etc. Isso fará com que a experiência seja mais bem aproveitada e você irá entender todas as referências.

Aprenda a viver com o essencial

É muito recomendável levar o mínimo possível de roupas e itens pessoais na mochila, já que ela terá que ser carregada ao longo de toda a caminhada. O ideal é que o peso da mochila não ultrapasse 10% da massa corporal do viajante. Além disso, viver com o essencial é um dos principais ensinamentos do Caminho de Santiago.

Planeje os gastos

Excluindo gastos com passagem aérea, é possível fazer o Caminho de Santiago, ao longo de cerca de 30 dias, com mil euros. Nesse caso, é preciso dormir em albergues municipais (onde muitas vezes deixa-se um donativo como forma de pagamento), fazer sua própria comida no albergue e não ter gastos que não sejam essenciais. Com 1.400 euros já é possível fazer uma viagem mais confortável, dormindo em albergues privados e experimentando o Menu do Peregrino nos restaurantes pelo Caminho. Outra dica: para não se perder nas contas, o ideal é dividir o total do dinheiro pelo número de dias.

Respeite o seu limite

A cada dia o viajante terá uma etapa de caminhada a cumprir. Normalmente, as etapas têm uma média de 20 a 24 quilômetros, entre o ponto inicial e de destino. No entanto, se você estiver cansado ou algo acontecer, não fique com receio de parar na próxima cidade e recomeçar no dia seguinte. Não se trata de uma corrida. Caminhe dentro do seu limite.

Use um cajado

O terreno na rota é muito acidentado. Subidas e descidas aparecem pela frente o tempo todo, e o cajado é um grande amigo nessas horas. Na subida, por exemplo, ele ajuda a pegar impulso e, na descida, auxilia a conter a velocidade, preservando o esforço dos joelhos.

Esteja aberto a todo tipo de cultura

Pessoas de todas as partes do mundo, de diferentes culturas, classes sociais e crenças, buscam a rota de Compostela como forma de reflexão e aprendizado. Procure aprender com todos que cruzarem seu caminho.

Caminhe sozinho em alguns momentos

Caminhar sozinho permite que o peregrino conheça mais sobre si mesmo. Além disso, com a mente livre, sem os ruídos do cotidiano, abre-se caminho para o resgate de antigas lembranças, quase apagadas da memória.

Controle a ansiedade

À medida que o viajante avança nos quilômetros percorridos, a vontade de chegar a Santiago aumenta. Tente evitar a ansiedade, pois ela torna a etapa mais longa e cansativa. Lembre-se que o Caminho é também um grande exercício de paciência.

Mais de Lifestyle