Top

Netflix: 100 mil assinam petição contra filme gordofóbico

Após anunciar a sua nova série de comédia a Netflix entrou nos holofotes por um péssimo motivo: está sendo acusada de gordofobia. “Insatiable” conta a história de uma jovem que sofre bullying na escola por ser gorda. Depois de levar um soco e quebrar a mandíbula, a personagem emagrece e volta para às aulas magra, se tornando popular e tendo a chance de revanche.

Ao divulgar o trailer com o mote do seriado, internautas se revoltaram dizendo que a história passa uma péssima mensagem sobre aceitação corporal. Além de tudo, a atriz Debby Ryan interpreta a protagonista nas duas fases e, para parecer gorda, usa um “fat suit”.

A indignação foi tanta que uma petição entrou no ar para boicotar a estreia da série na plataforma. O link já conta com quase 118 mil assinaturas. “Por muito tempo, narrativas disseram para mulheres e meninas que, para ser popular, ter amigos e ser desejada, é preciso ser magra”, diz o texto da petição. “A estreia está prevista para 10 de agosto e nós ainda temos tempo de impedir e não criar a dúvida na cabeça de pequenas meninas que podem acreditar que para ser feliz, elas precisam emagrecer”.

“Esta série vai causar transtornos alimentares e perpetuar a objetificação do corpo das mulheres”, escreveu a artista Florence Given, que criou a petição. “O trailer já foi gatilho para pessoas com transtornos. Vamos parar isso e nos proteger de mais danos”.

Confira o trailer polêmico abaixo:

Mais de Lifestyle