Top

Foto de pódio em competição de surf revela diferença de gênero no esporte

O problema de gênero dentro do esporte não é exclusivo apenas de uma modalidade. No último fim de semana, a competição Ballito Pro Junior, na África do Sul, revelou o quão profunda a questão ainda é. Uma foto do pódio do evento viralizou e voltou a levantar a discussão. 

Enquanto o campeão do torneio masculino, Rio Waida, recebeu um cheque de 8 mil rands (pouco mais de R$ 2,2 mil), a vencedora feminina, Zoe Steyn, levou para casa a metade da quantia, 4 mil.

Internautas ficaram furiosos e protestaram nas redes sociais. “As ondas femininas têm metade do tamanho também?”, questionou um usuário do Twitter.

A disparidade de prêmios financeiros no universo do surfe não é incomum. O maior campeonato da categoria, o  World Surf League Championship Tour, paga 45 mil euros para sua campeã feminina, enquanto a média de premiação para o vencedor masculino é de 76 mil euros.

Quando questionados sobre a diferença de valores, o gerente regional da franquia explicou que a causa é devida ao número de competidores de cada gênero. “Homens recebem mais porque existe o dobro de competidores”, explicou Will Hayden-Smith para a publicação Triple J’s Hack.

Mais de Lifestyle