Top

Apresentador britânico de ‘O Aprendiz’ faz postagem racista sobre Senegal

“Eu conheço algum desses rapazes da praia de Marbella. Pessoal cheio de recursos que atua em várias frentes”. Com esse tweet postado nesta quarta-feira (20), o apresentador britânico Alan Sugar causou revolta na Internet ao associar os jogadores da seleção de Senegal aos imigrantes africanos do balneário espanhol de Marbella, que se concentram na praia vendendo produtos a turistas.

Sugar, que detém o título de Lorde, é apresentador da versão britânica do programa ‘O Aprendiz’, apresentado por muitos anos nos Estados Unidos por Donald Trump e, no Brasil, por Roberto Justus e João Dória Jr. A postagem foi removida, mas não sem antes o britânico tentar se justificar. “Eu não entendo porque tenho que pedir desculpas. Vocês estão exagerando… É uma maldita piada”.

“Acho que todo mundo interpretou da forma exata que você quis dizer, que é: ‘esses caras africanos são iguais a outros caras africanos”, criticou um seguidor no Twitter. “Não é o caso de pessoas sensíveis interpretando de maneira errada a mensagem. Você deveria tentar entender porque ela é abertamente racista”, escreveu outro sobre a postagem.

Apesar de excluir sua postagem depois de 20 minutos, Sugar, 71, pediu desculpas pela mensagem apenas uma hora e meia depois de publicada. “Não foi minha intenção ofender, e, claramente, minha tentativa de humor saiu pela culatra. Apaguei o tweet e sinto muito”, escreveu ao seus seguidores.

Um porta-voz da BBC, emissora responsável pela exibição do programa ‘O Aprendiz’, disse nesta terça-feira que “Lorde Sugar reconheceu que seu tweet foi seriamente equivocado, algo sobre o qual ele não tem dúvidas a respeito. Ele fez certo em pedir desculpas incondicionalmente”.

Colegas de emissora de Sugar se manifestaram online. “Foi um tweet perturbador e abominável, daqueles que você tira um print porque sabe que será deletado em breve”, disse Babita Sharma, apresentador do programa de notícias BBC News.

Senegal venceu por 2×1 a Polônia em sua estreia nesta terça-feira pela Copa do Mundo. Dos 23 jogadores que integram a equipe, 7 atuam no futebol inglês, incluindo Sadio Mane e Idrissa Gueye, astros do Liverpool e Everton, respectivamente. Nenhum jogador se manifestou sobre o ocorrido.

 

Mais de Lifestyle