Top

Guia Michelin Brasil 2018 eleva mais restaurantes a categoria 2 estrelas

Por três edições, o D.O.M, do chef Alex Atala, era o único estabelecimento brasileiro classificado com duas estrelas Michelin no Brasil. Agora, com o anuncio dos restaurantes que integram a edição brasileira do guia de 2018, tanto o paulistano Tuju, de Ivan Ralston, quanto o carioca Oro, de Felipe Bronze, também receberam a honraria.

Desde 2015, quando o Guia Michelin foi lançado no Brasil, o Tuju ostentava uma estrela por comida contemporânea trabalhada a partir de ingredientes sazonais. Naquele mesmo ano, o estabelecimento do chefe e apresentador Felipe Bronze também foi condecorado com uma estrela, mas, em 2016, ficou de fora da lista, e, no ano passado, reconquistou a estrela para a sua cozinha na brasa.

Michael Ellis, diretor internacional do guia, disse na cerimônia de entrega das honrarias que houve “uma rápida e clara evolução do cenário gastronômico brasileiro” depois da primeira edição da publicação no Brasil. Prova disso é que mais dois restaurantes receberam uma estrela Michelin: o Tangará Jean Georges, de Felipe Rodrigues, e o Ryo Gastronomia, de Edson Yamashita.

As lista também conta com os veteranos Dalva e Dito, Esquina Mocotó, Fasano, Hitô, Jun Sakamoto, Kan Suke, Kinoshita, Kosushi, Manó, Picchi e Tetê a Tetê. Nenhum restaurante brasileiro, contudo, tem a classificação máxima da gastronomia global, as desejadas três estrelas Michelin.

Por outro lado, na categoria Bib Gourmand, 33 restaurantes foram contempladas na lista de bons estabelecimentos com preços moderados. Além de Arturito, Mocotó e Tartar & Co, que já figuravam na seleção, os restaurantes Bio, Fitó Panamericana e Piccolo, todos localizados em São Paulo também foram incluídos. Os nomes de todos os restaurantes estão disponíveis no site do guia.

A premiação segue aqui os mesmos critérios de avaliação que nos outros 28 países onde está presente. A saber: inspetores internacionais são enviados aos restaurantes para conferir categorias como qualidade dos produtos, harmonia dos sabores e personalidade. Na América Latina, o Brasil é o único país considerado pelo guia. Bom apetite!

 

Mais de Lifestyle