Top

Equal Pay Day: um dia por salários e direitos iguais entre homens e mulheres

Todos os anos, mulheres mundo afora lembram o 100º dia do ano como o Equal Pay Day (dia dos salários iguais, em tradução livre) para protestar contra as diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

A data faz referência ao fato que, de acordo com cálculos norte-americanos, as mulheres precisam trabalhar 100 dias a mais que os homens por ano para receber o mesmo que eles pelo mesmo trabalho.

Este ano, mulheres saíram de vermelho nos Estados Unidos (e em algumas cidades europeias, como Berlim e Roma) e seguirão para marchas agendadas em diversas cidades do país no final do dia.

No Brasil, a situação não é diferente: segundo o Relatório Anual de Desigualdade Global de Gênero 2016, a equidade salarial, por aqui, acontecerá só daqui a 170 anos  – isso se as coisas continuarem como estão.

Interseccionalidade 

Nos Estados Unidos, para cada dólar pago a um homem, uma mulher no mesmo cargo recebe apenas 80 centavos. Mulheres negras e latinas são ainda mais prejudicadas: ganham apenas 63 e 54 centavos, respectivamente.

Seguindo a lógica do movimento original, mas aplicado a outros grupos minoritários, o Black Women’s Equal Pay Day (dia dos salários iguais para mulheres negras) deste ano será em 7 de agosto e o Latina Women’s Equal Pay Day em 1 de novembro.

Mais de Lifestyle