Top

Bittar Twins: conheça os gêmeos obcecados em se manterem idênticos

Quem tem irmão gêmeo sabe que, na infância, é comum fazer coisas iguais – mesmas roupas, corte de cabelo, mochilas e outros detalhes que facilitam a vida dos pais na hora das compras. Os mineiros Luís e Vinícius Bittar, no entanto, têm 25 anos e nunca abandonaram essa prática.  

A dupla trabalha como personal trainer e, além da semelhança garantida pelo DNA, faz de tudo para evitar as diferenças que surgem com a idade. Isso mesmo: os gêmeos competem entre si para ficarem cada vez mais parecidos.

“Isso começou quando trabalhávamos como modelo e as marcas usavam gêmeos para fazer ‘pegadinhas’ em desfiles e ensaios fotográficos. Com isso, começamos a tirar onda e gostamos da brincadeira de sermos sempre confundidos”, conta Luís.

Ainda antes, nos tempos de escola, os dois estudavam em salas diferentes e costumavam “testar” a semelhança entre amigos e professores trocando de lugar até que alguém percebesse.

Um dia, no entanto, uma professora expulsou Vinícius da aula crente que ele era Luís. “Mas dessa vez eu era eu mesmo, jurei que era o Vinícius e mesmo assim ela não acreditou”, conta.

Durante a faculdade de Educação Física, a troca também serviu para salvar a pele dos dois, que respondiam à chamada e assinavam listas de trabalho um pelo outro para cobrir algumas faltas – mas “nada que prejudicasse o aprendizado”, garantem.

Outra confusão causada pela aparência da dupla aconteceu durante uma partida de futebol, na adolescência: “Eu estava em campo e recebi um cartão amarelo. Minutos depois, saí do jogo, meu irmão entrou no lugar e também recebeu um cartão amarelo. O juiz, pensando que era o mesmo jogador, queria expulsá-lo da partida”, lembra Vinícius, rindo.

Profissão: influenciadores

Hoje, a semelhança entre Luís e Vinícius garante à dupla 3 mil seguidores no Instagram. A conta dos Bittar Twins foi criada há seis meses com o objetivo de divulgar o trabalho dos dois como modelo e personal trainer.

Apesar do pouco tempo na plataforma, a rede social garantiu um aumento de cerca de 70% na procura pelo treinamento dos dois, que varia entre 70 e 100 reais a por hora.

Agora, no entanto, o sonho é maior: transformar a conta em um empreendimento esportivo. “Ainda estamos estudando estratégias de conteúdo, mas a longo prazo queremos criar uma assessoria de musculação ou, quem sabe, um negócio de treinamento de atletas”, explica Luís, que já trabalha como treinador de um atleta de jiu-jitsu em Belo Horizonte. 

Para garantir mais e mais seguidores, atraídos pela similaridade dos gêmeos, eles fazem de tudo para evitar diferenças que podem surgir com o tempo: cortam o cabelo no mesmo lugar, usam o mesmo tipo de barba, evitam exposição ao sol, têm dietas semelhantes  – graças à ajuda da mãe, que cozinha todos os dias para a família – e até malham juntos, seguindo as mesmas sequência e intensidade de exercícios.

“No começo, nossas namoradas tinham dificuldade de identificar quem era quem, mas com o tempo foram percebendo as diferenças. Hoje elas são as únicas, além dos nossos pais, que conseguem identificar quem é quem”, diz Vinícius.  

Para investir no plano, eles se dedicam a aprender mais sobre marketing digital, fazer fotos e gravar treinos que podem ter uma boa repercussão nas redes sociais. “Queremos influenciar pessoas com conteúdo de qualidade sobre esportes e vida saudável”, explicam.

Por hora, no entanto, a vida de digital influencers divide espaço na rotina da dupla com o trabalho e com os estudos: enquanto Vinícius está se preparando para ingressar na Marinha, Luís mira a Polícia Federal.  

“Esse é um plano mais antigo, que nasceu muito antes do Instagram. Mas agora, que estamos prestando concursos e entrando em editais, não sabemos como vai ser se um passar e tiver que morar longe do outro”, conta Luís, que sempre viveu ao lado do irmão.

Mais de Lifestyle