Top

Coluna Ricky Hiraoka: Boas causas

Por Ricky Hiraoka*

Helio Campos: especialista em filantropia
Quando se pensa em jetsetter, um dos nomes lembrados é o do PR Helio Campos, que circula com as turmas mais bacanas e frequenta os lugares mais exclusivos do mundo. Com uma agenda poderosa, ele é um dos profissionais mais requisitados quando se precisa organizar eventos beneficentes para levantar fundos para instituições de caridade, como os galas do amfAR, do Brazil Foundation e dos Doutores da Alegria. O próximo desafio de Hélio é o Jantar Pelas Crianças do Brasil, que marcará o lançamento do Instituto Sabrina Sato no dia 08 de novembro. “O evento não será black tie e terá o foco todo voltado aos projetos sociais que o Instituto apoia”, adianta. Abaixo, Helio fala um pouco mais sobre seu trabalho.

Como foi começou a ajudar na organização de eventos beneficentes?
No final de 2010, o Josh Wood, produtor de alguns dos galas da amfAR, me perguntou o que eu achava de organizar uma edição em São Paulo. Após conversar com uma dúzia de amigos, a maioria gostou da ideia e voltei para Nova York convencido para organizar o primeiro gala que aconteceu seis meses depois. Ajudei a organizar os quatro primeiros amfAR Sao Paulo e o único amfAR Rio de Janeiro, que aconteceu em 2013.

Como o Brazil Foundation surgiu em sua vida?
Meu primeiro contato com o mundo filantrópico foi em 2009 no gala da BrazilFoundation em NYC, quando fui convidado por um amigo que tinha comprado uma mesa. Desde então fui todos os anos, e em 2013, fui contratado para ajudar na organização do gala de NYC e Miami, além de ajudar a fundação a organizar os dois primeiros galas no Brasil, 2014 e 2015. Foram 6 no total entre as três cidades.

Como ser humano, o que você aprendeu trabalhando com isso?
Aprendi que tem muita gente do bem, que faz o bem genuinamente, e que coloca em prática ideias brilhantes que transformam comunidades. Ver os besteirologistas dos Doutores da Alegria em ação nos hospitais públicos é lindo, gratificante e te faz entender o quanto é simples e importante o trabalho deles. Visitar os projetos sociais que a Brazil Foundation apoia mudou minha percepção de vida.

Quem surpreendeu você quando você conheceu? Por quê?
A Sabrina Sato que foi desde o primeiro momento extremamente simpática, carinhosa, generosa, divertida, sem saber muito ou quase nada sobre mim. A Ivete Sangalo foi também genuinamente deslumbrante, engraçada e carismática. E os dois “gringos” que me trataram simplesmente como um ser humano tanto quanto eles foram o John Travolta e Bruce Willis. Mas a lista continua: Gisele Bundchen, Olivia Palermo, Amanda Seyfried, etc

O que é levado em consideração quando se faz uma lista de um evento beneficente: prestígio? Poder de compra? Fama?
Tudo isso e mais um pouco, o ideal é abranger o maior número de pessoas de industrias diferentes, que tenham interesse em participar e ajudar uma causa específica ou projeto social. São todos bem-vindos se tiverem interesse em doar o que tem de mais valioso: tempo, fama, prestígio ou dinheiro.

Muita gente participa de eventos de caridade para aparecer?
Tem um pouco de tudo como em tudo nesse mundo. E eu não discrimino nem um, nem outro.
_________________________________________________________________________________
Unidos pelos Moradores de Rua
Ana Maria Braga já postou foto com a camiseta I Believe In Good People. Ticiane Pinheiro, Isabela Fiorentino e Rafa Brites também. Look do dia? Nada disso. A peça que tem ganhado o closet das celebridades é uma das maneiras que a ARCAH (Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade) encontrou para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido para resgatar moradores de rua e reinseri-los na sociedade. Capitaneada pelos os empresários Filipe Sabará, Duda Derani, Fabi Saad e Alex Seibel, a instituição promove hoje um jantar de gala para arrecadar fundos para iniciar as atividades com gente em situação de rua em uma nova fazenda, na região de Araçariguama. “Este é um público que de forma geral é atendido de forma bastante superficial. Desenvolver um projeto que resgata essas pessoas de maneira eficiente nos gerou uma experiência profunda sobre o ser humano com um todo e a origem dos problemas, muito além dos sintomas”, explica Filipe Sabará. “O trabalho à frente da ARCAH me ensinou especialmente a conectar os problemas ambientais com os sociais.”
___________________________________________________________________________________
Vale a pena conhecer: Santropa, a bebida do verão
O calor já chegou e nada melhor que se refrescar com uma boa bebida. Para quem não se contenta com a boa e velha cerveja, a dica é o Santropa, primeiro rosé sprit do mundo, que une álcool de cereais com frutas (uva, limão e frutas vermelhas). Criado pelos brasileiros Lucas Albuquerque, Kiko Lumack, Luli Dias e Marcelo Uyvari, o Santropa tem 15% de teor alcóolico e é produzido em baixa escala. Até o momento, pouco mais de 1000 garrafas foram lançadas. Então, corre para experimentar essa iguaria, que promete ser o hit do verão brasileiro.
___________________________________________________________________________________
#perguntemeondeir
Última chance de curtir o Halloween em São Paulo. Neste fim de semana, quatro festas acontecem na cidade. Na sexta, é dia de Javali, que acontece na Via Matarazzo e recebe pela primeira vez o DJ João Brasil. Sábado há três opções: a VHS, no Cine Joia, que pagará 500 reais para a melhor fantasia, Halloween nos Trilhos, que terá discotecagem dos projetos Metanol e Mamba Negra, e Halloween da Funfarra, no Club 33, que recomenda o uso de trajes sinistros.
________________________________________________________________________________________________________________
*Ricky Hiraoka foi titular do Terraço Paulistano, coluna social de VEJA SP, por três anos. Hoje, trabalha como roteirista e escreveu programas para E! Entertainment, Multishow e SBT. Quando não está escrevendo, está na noite de SP caçando histórias curiosas e gente interessante.

Mais de Lifestyle