Top

Tudo para fazer e conhecer em Bogotá – a cidade do momento!

Por Marília Leoni 

Esqueça Buenos Aires ou Santiago… A cidade da vez na América do Sul é Bogotá. E não somos (só) nós que estamos dizendo: a Forbes a descreveu há alguns meses como “Capital of Cool” (capital do que é cool, em português). Basta desembarcar por lá para entender o hype: as ruas são repletas de grafites, bares e restaurantes lotados. Há muita história, mas também novidades e atmosfera jovem e animada.

A convite do Four Seasons*, RG esteve por lá e  divide aqui  algumas dicas para aproveitar o melhor do local. Confira!

ONDE FICAR

Bogotá é uma das poucas cidades do mundo que contam com dois hotéis da rede Four Seasons, que é conhecida mundialmente pelo altíssimo padrão de qualidade. O Four Seasons Hotel Casa Medina é localizado na Zona G, em um prédio histórico. A decoração é aconchegante e flerta com o vintage. Já o Four Seasons Hotel Bogota é moderno, cool, e na Zona T, repleta de bares e restaurantes para todos os gostos. Na dúvida em qual ficar? Vale se hospedar alguns dias em cada um!

ONDE COMER

Como é de se esperar, os dois hotéis Four Seasons contam com ótimos restaurantes, frequentados pelos locais e sem a menor cara de “restaurante do hotel”. No Casa Medina, o Castanyoles tem pegada hispânica. Ou seja, não deixe de pedir a Tortilla e o frango “A La Brava”.

Já o Four Seasons Hotel Bogota abriga o Kuru, um restaurante Japonês comandado pelo chef mexicano Diego Soriano. O resultado são sabores diferentes de tudo que já provou, que misturam a precisão e técnica oriental com a bossa dos temperos latinos.

Outro lugar que vale a pena conhecer é o Sanalejo, que fica em Cajicá, bem no caminho para a Catedral de Sal. É uma mistura de restaurante e antiquário e tem clima bem agradável. A comida é caseira – e deliciosa. Tem que experimentar as empanadas colombianas, que são fritas (e bem maravilhosas).

O QUE FAZER

Vários pontos da cidade são imperdíveis. É o caso do Museu Botero, que foi idealizado pelo próprio pintor e reúne diversas obras do artista doadas por ele mesmo, além de peças de grandes nomes das artes que compunham sua coleção pessoal. Não muito longe, encontra-se o Museu do Ouro, que abriga mais de seis mil artefatos feitos com o metal pelos nativos que habitavam a região antes da chegada dos europeus. É impressionante ver os detalhes minuciosos dos objetos expostos.

Se o clima confuso de Bogotá estiver a seu favor, não deixe de passear pelo centro histórico da cidade, onde fica a Plaza Bolívar, a Catedral Principal e o Capitólio Nacional. Algumas cenas da premiada Narcos, aliás, foram filmadas por lá. Depois, continue o passeio pela região da Candelaria, com suas ruas estreitas, barzinhos para um público jovem e muitos grafites.

Outro ponto obrigatório é Monserrate, uma montanha de onde é possível ver toda a cidade. Há muitos séculos atrás esse local atraía os povos nativos por motivos religiosos. Pouco tempo depois que os espanhóis chegaram, eles aproveitaram a crença para construir uma enorme igreja no topo, que continua atraindo milhares de pessoas.

A Catedral de Sal também é única e diferente de qualquer outra coisa que você já tenha visto. Construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, ela é dividida em três grandes naves e conta com várias capelas que representam a Via Crucis. A uma hora de distância da cidade, vale o deslocamento.

Por fim, se tiver a chance de estar na cidade durante um domingo, pegue uma bicicleta e pedale pelas inúmeras vias que são fechadas para os carros nesse dia para darem lugar a uma enorme ciclovia. Quem mora na cidade ama e o sucesso da iniciativa é tamanho que inspirou o que tem sido realizado em São Paulo.

*Em tempo: nosso voo foi uma cortesia da Copa Airlines, que leva de Guarulhos a Bogotá com conexão no Panamá. O seguro de viagens foi oferecido pela GTA.

Mais de Lifestyle