Top

MariMoon pela Europa: apresentadora dá dicas da Holanda e da França

Por MariMoon, especial para RG

Eu sou apaixonada por arte, então sempre reservo uma parte da minha viagem só para curtir museus e exposições. Nessa última viagem à Europa escolhi visitar novamente Amsterdã para conferir o novíssimo Moco Museum (na museumplatz) que estreou com 50 obras do Bansky (meu artista contemporâneo favorito) e 50 obras do Warhol (artista de maior relevância na pop arte). As peças do Bansky ficam até dia 30 de outubro deste ano e no dia 15 de setembro entra Salvador Dalí no lugar do Warhol. Os administradores do museu me explicaram que a ideia é sempre ter dois artistas que de alguma maneira conversem entre si.

Outro museu que é incrível em Amsterdã é o do maravilhoso Van Gogh. Este eu conferi com muita alegria na minha primeira visita à cidade (era um dos motivos pelo qual eu sonhava em ir pra lá). Van Gogh é um dos meus artistas prediletos, eu me encanto com a maneira que ele trabalha com as cores e com a tinta, o movimento que ele dá pras obras e ver pessoalmente aquela quantia de obras é mágico.

A cidade de Amsterdã é muito conhecida por ter os famosos Coffee Shops, lugares onde você legalmente pode comprar e fazer uso da maconha, que é proibida na maior parte do mundo, incluindo no Brasil. Por isso a cidade tem diversas coisas relacionadas à planta, como pirulitos, bolinhos, hambúrgueres – além de diversos itens decorativos, roupas estampadas e tudo mais. Para entender melhor todo esse universo, que ainda é desconhecido para muitos dos brasileiros, vale a visita ao Hemp Museum, que é pequeno, mas traz informações bem interessantes como o uso medicinal da planta, suas diversas possibilidades como matéria-prima e curiosidades como constituição americana ter sido escrita numa planta de cannabis etc. Mais sobre os museus de Amsterdã (incluindo Rijksmuseum).

Amsterdã tem canais que atravessam a cidade com água limpa e lá se pode passear à vontade, com barcos de diversos tamanhos. Cheguei a ver locais numa espécie de balsa com um sofá em cima! E em momentos festivos como a Parada LGBT, eles ficam completamente lotados (chegando a encostar um no outro e ninguém se mexe mesmo). É absolutamente necessário ter a experiência desse passeio – que eu cheguei a gravar com a minha câmera de realidade virtual 360º:

Minha dica é escolher um desses passeios que envolvem jantar (tem um com opção de pizza) e, se você estiver de casalzinho com só com um acompanhante, pegar um barquinho VIP. O que eu peguei era incrível, tinha champagne, morangos, bombons de chocolate, tudo incluso e o driver era super profissional, sabia responder todas as perguntas que você fizesse sobre a cidade. O contato é: info@ambolux.com / 0031 6 46355050 :: www.ambolux.com

Meu hotel em Amsterdã foi o fabuloso 5 estrelas Hotel De L’Europe, de alto luxo. Na junção do rio Amstel com o canal, ele tem vista pro canal. Muito gostoso olhar os barquinhos passando enquanto você toma seu delicioso café da manhã, come uma refeição incrível ou toma bons drinks. Inclusive o barquinho veio me buscar no hotel, porque lá tem uma mini-doca. Uma boa pedida é fazer um jantar bem caprichado no restaurante que fica lá no hotel, o Bord’Eau com estrela Michelin.

Outra opção de jantar fino em Amsterdã com vista pro canal é o La Rive, que também tem estrela Michelin. Lá eu tive uma experiência gastronômica de outro mundo. Os pratos eram muito lindos e o chef explorou a mistura de sabores de uma maneira incrivalmente criativa. Mais sobre o meu jantar no La Rive.


PARIS
Minha segunda visita a essa cidade linda foi, na realidade, a trabalho. Eu fui convidada para apresentar um reality show online internacional de blogueiros e tudo aconteceu no Chateau Bouffemont. Eu nunca tinha visitado um Chateau na vida e fiquei impressionada, me sentindo uma princesa. Fiquei num quarto incrível com lustre de cristais… Lá, eles recebem casamentos e eventos grandes, fico só imaginando que incrível dar uma festa num lugar desses!

Um dos meus cantos favoritos dessa cidade linda é Montmartre, o lugar que serviu de cenário pra muitas cenas de Amelie Poulain. É um bairro fofo, onde você encontra aquelas escadarias típicas, muitos cafés, floriculturas, pessoas passando de lambreta – além da linda Basilique du Sacré-Coeur.

Inclusive se você é fã de Amelie Poulain pode visitar o famoso gnomo do filme no café onde foi gravado filme, o café des deux moulins (15 Rue Lepic, 75018). Não é nada especial, a comida nem é muito boa, então minha sugestão é tomar um café mesmo só pra conhecer e fazer a selfie com o gnomo. 😉

Se for pra comer bem em Paris tem o Le Jules Verne dentro da torre Eiffel que tem estrela Michelin. Não tem erro, a comida é incrível e você está no melhor ponto da cidade literalmente. Dá pra reservar um jantar, chegar cedo e ver o sol se pôr e a cidade brilhando a noite. Lindo e ultra romântico!

Para os fãs de artes como eu, tem muitas opções além do tradicional Louvre (que é gigantesco e é uma visita mais do que necessária mesmo pra quem nem é chegado no assunto). Nessa minha última viagem fui para o Musée D’Orsay, onde você encontra peças muito importantes como a Origem do Mundo, de Gustave Courbet, Mulheres de Taiti na praia, de Paul Gauguin e o auto-retrado de Vincent Van Gogh. Dessa vez eles estavam com a exibição do Henri Rousseau, um artista do estilo Naïf, que eu adoro. Outro museu muito importante da cidade é o Musée du Grand Palais e o Centro George Pompidou.

Mais de Lifestyle