Top

#ApostaRG: Monica, A Florista

Por Carol De Barba

“Meus buquês sempre têm essa mistura do exótico com o tradicional. Um movimento mais orgânico, da própria flor”, descreve Monica Sztokfisz. Ela é A Florista que pode salvar seu Dia dos Namorados, resolver a decoração do jantar intimista em casa, aquele presente para agradecer alguém especial e até um casamento!

Como Monica definiu bem, seu trabalho não é nada clássico. Entretanto, tem uma elegância moderna e um refinamento nada óbvio, como você pode ver na galeria de fotos ao lado. “Gosto das coisas mais esquisitas. Amo flores, mas busco um toque diferente. Uma folhagem de semente, um capim que às vezes nem tem nome, um mato com uma textura única que vou buscar lá no Ceasa”, conta.

O amor de Monica pelas flores começou de forma quase inconsciente, na infância: ela cresceu em meio ao jardim Burle Marx da casa da avó, uma lembrança ainda muito viva em sua mente. Mais tarde, fez sua formação e trabalhou durante boa parte da carreira com design de interiores, fazendo cursos de florista vez ou outra. Lidar com flores, em uma escala menor, fazia parte da rotina ao lado de Bia Pimenta Camargo, na extinta loja Depósito São Martinho. “Ela me levou muito para esse mundo. Ela fazia muita flor lá… Também era amiga do Vic Meirelles [florista], íamos bastante ao ateliê dele”, diz.

Depois dessa experiência, Monica casou, morou fora do país, voltou, foi mãe, sem nunca abandonar os cursos ligados às flores. “Só quando engravidei do segundo filho é que decidi trabalhar com isso. Faz mais ou menos um ano que sou 100% florista”, resume.

Além de montar os arranjos, Monica também cultiva uma adoração por vasos. Além de ter um pequeno acervo, gosta muito de cerâmica e de peças vintage. “Alguns compro em feiras de antiguidade, de rua, outros em lojas específicas”, relata.

Esse detalhismo minucioso faz toda diferença na hora de espalhar as flores por aí. “Minha filosofia de trabalho é de levar as flores para a casa das pessoas do jeito mais natural possível. Gosto de entrar na casa, usar os vasos do cliente ou sugerir outros para deixar com cara de casa. O convidado até fica na dúvida se teve florista, ou nem pensa nisso”, explica.

Monica trabalha com vasos e buquês sob encomenda, eventos pequenos ou médios (no máximo 200 pessoas, o mais intimista possíveis, em casa) e assinatura mensal (R$ 350 para quatro entregas, uma por semana, que chegam acompanhadas de uma tesoura especial e um manual de cuidados para o cliente estreitar sua relação com as plantas).

“Ganhar flor é uma delícia. Muda o astral do dia, da vida, da casa. É isso que eu quero passar para as pessoas”, conclui.

Para fazer sua encomenda, assinatura ou evento, é só entrar em contato com A Florista pelo Instagram, e-mail (mobszt@gmail.com) ou pelo telefone (11) 97656-8685.

Em tempo: neste final de semana, sábado (11.06) e domingo (12.06), ela faz uma parceria especial com a label de calçados Botti. Quem fizer compras na loja da marca (Rua Lupércio de Camargo, 90) leva um mini buquê para presentear o amado/amada. Ela também deixará outros modelos de buquês e vasos maiores disponíveis para compra.

Mais de Lifestyle