Top

De elevado a Marquise: como a Triptyque vai transformar o Minhocão

A Triptyque, em parceria com o paisagista Guil Blanche, tem papel fundamental na transformação do Minhocão – que já foi símbolo da modernidade mas se tornou uma cicatriz no centro de São Paulo. O conceito, doado à Prefeitura de São Paulo, vai mudar nosso ponto de vista com relação à estrutura: de elevado, ele passará a ser Marquise do Minhocão.

Leia mais: O lançamento do projeto da Triptyque para revitalizar o Minhocão

O projeto da Triptyque dará conta da parte de baixo do Minhocão (diferente da parte de cima, que se tornará Parque Minhocão). E, desde o início, ele é participativo. A primeira fase contou com a participação da comunidade local para desenvolver e compartilhar seus desejos com relação ao futuro da Marquise do Minhocão.

A proposta da Triptyque é dar vida ao espaço, iluminando-o por meio da inserção de aberturas entre suas pistas para criar feixes de luz natural. A luz ativa o lugar e permite que a vida se instale, sendo que, no início, esse processo se dará sob a forma de vegetação.

Leia mais: Parque Minhocão @SP

A Marquise do Minhocão é um dos lugares mais poluídos de São Paulo. Segundo pesquisas, plantas suspensas no teto ao longo de todo o comprimento do Minhocão poderão filtrar 20% da emissão de CO2 produzida pelos carros. A irrigação será feita por um sistema de coleta de água e a vaporização terá um papel de limpar o ar e as superfícies da marquise.

Depois de pronta, a Marquise poderá receber programas diversos. O seu comprimento será dividido em trechos determinados pelo espaço entre cada pilar (33m). Os blocos serão numerados como os “postos” nas praias do Rio de Janeiro. Cada um receberá 4 módulos de programa: cultura, alimentação, serviços e comércio.

O plano diretor estipula um prazo máximo de 4 anos para que tudo isso aconteça. “Esse projeto permitirá um olhar generoso para a metrópole e seu entorno. Trará uma perspectiva completamente diferente para São Paulo e para todas as marcas que apostarem na cidade”, afirma Daniela Giavina-Bianchi, Managing Director da Interbrand, empresa responsável pela nova identidade visual e verbal do Minhocão.

Tomara!

Mais de Lifestyle