Top

RG Trips no México: ceviche em alto-mar e sommelier de tequila são opções de lazer

Por André Aloi

Se você achava que o cechive era só tradição no Peru, está enganado. No México, em Puerto Vallarta especificamente, RG foi saudado com esse prato em diferentes restaurantes e momentos. Servido cada um de forma, uma deles foi a que mais marcou. Ao embarcar no iate Mike’s Fishing, ninguém imaginou que faria sua própria comida. Nem que o peixe seria pescado ali, em alto mar, em um passeio pelas ilhas do sul.

VIAGEM: RG Trips: o pacífico mexicano de Puerto Vallarta, uma cidade jovem e agitada

Bangalôs e casas de arquitetura mexicanas dividem o pé na areia com condomínios, resorts de alto padrão e casas de vidro cinematográficas no que se observa do mar para a orla. No passeio, você leva seus snacks, mas a principal refeição vem do mar. Cuidado com a culpa: pescar seu próprio alimento pode gerar uma reflexão daquelas! Aquele programa “Você é o que Você Come”, do canal pago GNT, vai ser fichinha perto desse confronto.

No passeio, você passa por diferentes praias: Palmares, Dos Muertos, Concha China, Colomitos, Yelapa, Majahuitas e, antes de voltar, dá um mergulho no Parque Nacional Los Arcos, onde é possível parar a embarcação, fazer snorkel e nadar com peixes.

SOMMELIER DE TEQUILA
Outro lugar que deve ser parada obrigatória de quem visitar Puerto Vallarta é o “Viva Tequila Experience”. O tour que desperta os cinco sentidos começa com explicação sobre a origem da bebida, sua deusa, e em quais regiões é produzida.

Em uma sala, você tenta descobrir qual é o sabor das bebidas flavorizadas e termina o passeio tentando servir a bebida direto de um barril. Depois disso, você pode provar as opções de tequila a fim de identificar cada uma: “blanco, reposado ou añejo” (na língua local). Para se despedir, um show de raízes mesclam danças típicas, como as de origens folclóricas e das famosas touradas.

HISTÓRIA
O destino turístico começou a ficar conhecido nos anos 60, porque o lugar ficou conhecido por ser set do filme: “A Noite da Iguana” (1964). Elizabeth Taylor e Richard Burton gravaram o filme ali. Os brasileiros descobriram essa opção depois da Copa do Mundo, em 2014. A maioria dos turistas são do Canadá e Estados Unidos, alguns estados vizinhos, além de Peru, Argentina, e até Austrália.

*O jornalista viajou a convite da Scritta, que representa no Brasil os escritórios de turismo das regiões de Puerto Vallarta e Riviera Nayaritt, com apoio da Global Travel Assistance (seguro viagem).

***

SERVIÇO (Puerto Vallarta, Jalisco, México)

Viva Tequila Experience
Endereço: Rua Uruguay, 184 –  Col. 5 de Diciembre, 48350

Mike’s Fishing Charters & Tours
Endereço: Mástil 2, Interior 1 Condominio Marina, Sol, Marina Vallarta, 48354

Mais de Lifestyle