Por André Aloi, enviado especial ao México*
O México não é só sua capital ou o Caribe. Ou todo aquele arquipélago tão saturado do lado direito. Existe um lugar na outra ponta, no Pacífico, que merece ser explorado. Puerto Vallarta e Riviera Nayarit são dois destinos que começam a ser compreendidos pelos brasileiros. Não apenas por estarem na mídia por conta de um superfuracão que acabou perdendo força e não atingiu a região este ano. Mas, e principalmente, por suas charmosas ruas à beira mar (que lembram um mix de Paraty, no Rio, com Ouro Preto, em Minas, e o Pelourinho de Salvador, na Bahia, mas tudo plano), bares, restaurantes e receptividade da população local.
Cerca de 10 horas de voo (via AeroMexico) – com saída de SP e escala na capital mexicana – separam o Brasil desta pontinha do Pacífico, tão cobiçada por americanos, inclusive os famosos, como o clã Kardashian/Jenner. Punta Mita, um dos destinos dali, aparece no game para celular de Kim Kardashian. É o destino da família para pequenas temporadas. Logo depois que RG esteve por lá, fotos de Kylie Jenner e do namorado, Tyga, andando de jet ski por aquelas praias ganharam o mundo. Um evento corporativo levou para ali, semanas antes, Adam Levine e seu Maroon 5… Mas melhor mudarmos de assunto pra ninguém mais se lamentar de não ter conhecido este destino anteriormente.
Se você não aguenta nem ver fotos dos amigos abraçando golfinhos, mas busca conforto, informe-se sobre estes destinos. Puerto Vallarta, por exemplo, é mais jovem e agitado. Passe o dia em um clube de praia, esturricando sob o sol ardente, com um drink a tira-colo. Se você prefere mais adrenalina do que apenas relaxar, arrisque-se nos esportes aquáticos que viraram febre por lá: jet board (moto que fica suspensa sobre o mar) e fly board (bota que te impulsiona para o alto com um jato d’água).
Cansou só de pensar em se equilibrar sobre os jatos de água do mar? Não tem problema! Numa volta pelo Centro, aproveite um passeio mais light e conheça o Mercado de Artesanato Río Cuale, com peças da cultura Huishol (tribos indígenas revestem estátuas e esculturas com pequenas miçangas coloridas há pelo menos 400 anos). Ou busque referências de um paladar local: pode ser um doce tradicional, de repente, ou apenas nozes açucaradas pra te fazer lembrar daquele doce caseiro de vó, vindo da fazenda.
Ainda caminhando pela orla de Vallarta, o calçadão conhecido como Malecón (onde fica a estátua do Comedor de Pedra), contemple um lindo pôr do sol para te fazer agradecer por estar vivo. Quantas cores vibrantes! Lembra quando você fazia aquele pôr do sol com lápis de cor na aula de Artes, e coloria o céu com bastante amarelo e laranja sob uma paisagem azul e gaivotas (em formato de “V”) voando? É disso que estamos falando, só que real.
Some a isso uma apresentação de equilibristas, do grupo Voladores de Paplanta, que simbolizam os quatro elementos da natureza. Por volta das 17h, todos os dias, eles fazem o encontro da música local com a brisa do mar. Nesse momento pode até chuviscar, que você não vai ligar. Estará contemplando a arte mexicana ou a paisagem apaixonante.
Termine o passeio na Muelle de los Muertos (Píer dos Mortos). Um ponto turístico de pouco mais de 3 anos, que ilumina uma torre gigante com luzinhas coloridas. O formato de vela do lugar dá pra ser notado a quilômetros de distância. Parece o luxuoso hotel Burj El Arab (de Dubai) em miniatura. Saindo dali, emende um bar legal na chamada Zona Romântica (gay friendly, inclusive) ou um restaurante cool, como é o caso do La Leche, o fancy Café des Artistes ou o art decó Trio.
HISTÓRIA
O destino turístico começou a ficar conhecido nos anos 60, porque o lugar ficou conhecido por ser set do filme: “A Noite da Iguana” (1964). Elizabeth Taylor e Richard Burton gravaram o filme ali. Os brasileiros descobriram essa opção depois da Copa do Mundo, em 2014. A maioria dos turistas são do Canadá e Estados Unidos, alguns estados vizinhos, além de Peru, Argentina, e até Austrália.
*O jornalista viajou a convite da Scritta, que representa no Brasil os escritórios de turismo das regiões de Puerto Vallarta e Riviera Nayaritt, com apoio da Global Travel Assistance (seguro viagem).
SERVIÇO (Puerto Vallarta, Jalisco, México)
– Mantamar Beach Club
Endereço: Calle Malecón 169, Emiliano Zapata
– Malecón e Mercado de Artesanato Río Cuale
Endereço: Aquiles Serdán 390, Alta Vista
– Muelle de los Muertos
Endereço: Francisca Rodríguez, Col. Altavista
– La Leche
Endereço: Boulevard Francisco Medina Ascencio Kilómetro 2.5, Pablo Picasso, Las Glorias
– Trio
Endereço: Guerrero 264, Col. Centro