Top

Restaurante de culinária asiática, Z|San abre na Oscar Freire

Por Clarissa Wagner

Boa notícia para os amantes da culinária japonesa! Comandado pelo chef Jun Yamauchi (com mais de 20 anos de história à frente do Nagayama), o Z|San é o novo restaurante japonês inaugurado pelo Grupo Egeu, na Rua Oscar Freire. Com um menu que prima pela técnica tradicional japonesa no preparo dos pratos, e inovações na aplicação de misturas que remetem ao melhor da culinária contemporânea mundial, o novo restaurante torna-se o representante da culinária japonesa fusion.

Presente em todos os processos do restaurante, o chef faz a seleção e compra dos peixes que compõem seus pratos. “No mínimo três vezes por semana eu vou à peixaria para verificar a qualidade dos pescados”, comenta Yamauchi. Peixes clássicos como atum e salmão ganham corte privilegiado, e delicado como só a cultura japonesa sabe fazer, em versões de sashimi, sushis e carpaccio.

Pratos – como a tortilha de frutos do mar ou o sushi de atum com foie gras conferem o ar fusion que o restaurante propõe ao tornar-se referência nessa culinária. Outras indicações – como o carapau e o serra, a vieira, o bar de ostras, diferentes tipos de ovas e a centollas são outros diferenciais que o chef apresenta.

SAKÊS E DRINKS
Seguindo a linha da cozinha fusion apresentada nos pratos, o bar do restaurante possui invejável carta com os melhores saquês e drinks feitos da bebida. O barman responsável, Ricardo Bauer, prima pela qualidade e variedade apresentada no restaurante. Em sua carta, são vistas categorias de saquês como: Honjozo nas versões dry e suave, ambos de fácil harmonização; o Junmai, dividido entre o Hakutsuru Jumai Nigori “Sayuri” que é leve, e harmoniza bem com pratos quentes e molhos agridoces e o Ginjo, de fácil degustação, com aroma frutado e harmonização flexível e o saquê Daiginjo, apresentado em uma garrafa de porcelana, por possuir sabor mais complexo.

Entre os drinks, seis receitas são feitas a base de saquê. O Z|San Martini, drink assinatura da casa, traz a combinação picante entre gengibre, limão siciliano e xarope de açúcar. Já o Z|San Green Martini leva uva Itália, capim santo, limão siciliano e xarope de açúcar, adquirindo assim, sabor cítrico. E o Kinkan Martini, que ressalta a laranja kinkan, considerada a laranja de ouro no Japão, manjericão e xarope de açúcar.

SERVIÇO
O Z|San possui 60 lugares e funciona durante o jantar de terça a sabado e no almoço de domingo.
Para mais informações e reservas, o telefone é (11) 3060-9929 e o site www.zsan.com.br

Mais de Lifestyle