Top

Menu de autor na Floresta Amazônica

Em Alta Floresta, no Mato Grosso, o Cristalino Lodge convida a experimentar a Floresta Amazônica com base no que consideram o luxo do essencial. Trilhas intocadas, bangalôs luxuosos e culinária brasileira, que agora ganha a assinatura do cozinheiro paulistano Ricardo Cunha, motivo deste post.

No novo menu do lodge, receitas autorais marcadamente brasileiras e ingredientes-símbolo da região como o tambaqui, a castanha do Pará e o açaí. “A estada no Cristalino Lodge tem que ser uma experiência completa, onde a floresta, os passeios, os bangalôs e a comida sejam boas lembranças na memória do viajante”, diz Cunha, dono de seu próprio buffet em São Paulo, formado pelo Culinary Institute of America, em Nova York, e pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, em Portugal, em Gestão Hoteleira. Cunha estagiou com o chef Laurent Suaudeau e trabalhou com Nina Horta.

Leia mais: Chef Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto, lança linha de chocolates

O cardápio, criado após uma imersão de 10 dias na região, é tão simples e requintado como o hotel, com receitas típicas do Mato Grosso, Pará e Amazonas, e pratos clássicos do dia a dia do brasileiro, como a feijoada, a moqueca de peixe e o barreado. Para RG, parecem imperdíveis o caldinho de peixes da região, o queijo coalho com mel de engenho para acompanhar o frango caipira, a costelinha de tambaqui em crosta de castanha do Pará, sempre apresentada em canoas de folhas de palmeira – os peixes amazônicos têm uma textura muito particular. Para veganos, a opção é o nhoque de banana da terra com ervas. Por fim, não deixe de experimentar os sabores das frutas locais. As sobremesa, tortas, pudins e compotas usam iguarias colhidas direto do pé, como o cupuaçu, a estrela da floresta.

A experiência amazônica pode ser desafiadora. Melhor assim, com o cuidado de uma experiência bem pensada, que respeita e valoriza os sabores da terra.

Cristalino Lodge
Alta Floresta, Mato Grosso Fones: (+55 66) 3521-1396/ 2221 www.cristalinolodge.com.br
Viaje com a Global Nomads
www.theglobalnomads.com.br

Mais de Lifestyle