Top

Viagem de aventura? Indonésia por João Linhares

Por Lara Svensson

Apaixonado pela natureza, tudo que João Linhares mais gosta de fazer é viajar! De todas as viagens que já fez, sua preferida foi para Indonésia, pelas experiências, pelo visual, e pela companhia.

João teve a companhia de quatro amigos (três moravam por lá) durante a viagem e, abaixo, conta seu roteiro para RG. Confira!

Hotéis:

Amandari – Este é o hotel que o Mick Jagger escolheu para casar com a Jerry Hall. Tem uma piscina incrível e acabamento impecável.

The Trawangan Resort em Gili – Neste hotel, é possível alugar uma vila privativa com dois quartos, piscina própria e até cozinha. Fica no melhor lugar de Gili Trawangan e tem um café da manhã incrível em frente à praia.

Savanah Cottages – Um dos dois hotéis de Kei Islands. O banho é gelado e de mangueira, não existe sinal de celular e muito menos wi-fi. Odono é um ex junkie e o seu único ajudante é um ex boxeador surdo. Apesar disso, o lugar é inacreditável e para quem gosta de se isolar é uma opção e tanto. Ah, o peixe é preparado cinco minutos depois de ser pescado da água mais transparente que já vi.

Restaurantes:

Seeds of Life em Ubud – Não sou vegetariano e nem pretendo virar um, mas esse restaurante é incrível. O programa é fazer uma aula de Yoga no Yoga Barn e depois ir almoçar lá. Tem uma lasanha de beterraba absurda.

Mozaic em Ubud – Este restaurante foi considerado o melhor da Ásia algumas vezes. Tem um menu degustação muito bom.

Restaurantes árabes em geral na cidade de Jakarta – Não dá para esquecer que a Indonésia é o maior país muçulmano do mundo, então a influência árabe é muito forte. Se estiver por Jakarta, procure por algum bom!

Passeios:

Rinjani – Com certeza um dos lugares mais bonitos do mundo, a escalada do segundo maior vulcão da Indonésia não é para qualquer um. Quem acha que tem boa preparação física, não tem frescura e gosta de uma boa aventura, esse é o programa ideal. A escalada deste vulcão de 3726 metros de altitude em Lombok, ilha próxima a Bali, dura entre três e quatro dias, dependendo do programa escolhido. O acompanhamento de guias e ajudantes é obrigatório e há algumas empresas que organizam a subida que sai da cidade de Senaru. Quem se arriscar vai passar frio, fome e levar o corpo ao limite em subidas de até 45 graus de inclinação na areia vulcânica, mas quando voltar vai ter uma memória para o resto da vida. Só quem consegue chegar ao cume pode explicar a sensação e é impossível descrever o visual em palavras. Tenho três testemunhas.

Templos de Ubud – A ilha de Bali não precisa de introduções. Além do visual, a energia de lá é única e as pessoas são incríveis. Ubud é uma cidade no interior, a mais ou menos 3 horas de carro da praia, onde ficam as famosas plantações de arroz e muitos dos templos hindus. É o lugar perfeito para relaxar e tentar um estilo de vida mais “natureba”. Existem diversas escolas de Yoga, restaurantes vegetarianos, casas de massagem e afins. À noite, vale a pena ouvir música ao vivo no Napi Orti ou tentar algo mais agitado no CP Lounge.

Kei Islands – Estávamos tentando ir para as famosas Banda Islands mergulhar, mas no meio do caminho descobrimos que o vôo simplesmente não existia mais. Sem saber para onde ir e em plena província de Maluku (no meio do nada) e sem internet, perguntamos para uma funcionária do aeroporto o que poderíamos fazer. Sem muita hesitação, ela falou das tais Kei Islands. Confiamos na aposta e um dia depois lá fomos nós, sem ter a menor noção do que nos aguardava. Ainda bem que fomos, o lugar é um paraíso e éramos os únicos turistas da ilha. Segundo o dono de um dos dois hotéis, fomos os primeiros brasileiros a pisar lá na história.

Como chegar e lugares próximos: Existe pelo menos um voo diário da cidade de São Paulo para Jakarta com escala em Abu Dhabi. De Jakarta, a Lion Air e a Garuda, duas empresas aéreas locais operam vôos diários e baratos para todos os lugares da Indonésia. O país é formado por mais de 17 mil ilhas, cada uma cultura, vegetação e tamanho diferentes, então há muito o que conhecer só na Indonésia. Além do mais, apesar de ser perto do resto do sudeste asiático, a época boa para viajar por lá é diferente. Enquanto as monções na Tailândia, Laos, Mianmar, Camboja e etc. ocorrem de Abril a Agosto, o fenômeno só atinge a Indonésia entre Novembro e Fevereiro.

Mais de Lifestyle