Top

Para espantar calor, restaurante em SP elabora menu de Verão

Por André Aloi

São Paulo tem registrado altas temperaturas, e só esta semana bateu dois recordes de calor. Pensando em espantar essa sensação térmica, o restaurante Cantaloup, na região do Itaim, em São Paulo, preparou um cardápio especial de Verão para o jantar do paulistano, com refeições leves e refrescantes. Aos domingos, o menu complementar – que segue até 15 de fevereiro – é servido apenas no almoço.

Criadas pelo chef Valdir de Oliveira, os pratos são explosões de sabor, alguns pelas diferentes texturas, outros pelo próprio gosto autêntico ou ainda pela temperatura em que são servidos. As vieiras acompanhadas de carpaccio de aspargos verdes são o destaque da desgustação que RG acompanhou. Os minicubinhos de pimenta dedo de moça aguçam o salivar.

A tartelette de gorgonzola, servida com pêra e nozes tem sabores complementares, passeia pelo marcante do queijo, misturado ao doce da fruta e a crocância da noz. Enquanto o atum selado com cogumelos eryngui e flor de nirá desperta uma sensação familiar no paladar, que remete aos sashimis flambados com um toque de molho tarê.

Ainda há o risotto de parma servido no fundo de alcachofra, que tem a leveza do arroz, o toque do presunto e a cremosidade da cama do legume. Não dá pra escolher o mais gostoso!

O menu ainda inclui ainda um remoulade de palmito com lâminas de lagosta ao vinagrete com ovas de mujol e ravioli de burrata ao molho de manteiga queimada e baunilha.

As sobremesas trazem sabores marcantes de frutas da estação, bem populares no Brasil, como cajá-manga, maracujá, abacaxi, laranja, caju, pitanga e pitaia. Brenda Freitas assina as guloseimas da confeitaria, que tem também uma sopa fria de cajá-manga, sorbet de maracujá, merengue de laranja, decorado com chips de abacaxi.

NOVO MENU
Os pratos de Verão são um teste do que vai mudar no cardápio fixo durante o ano. O restauranteur Daniel Sahagoff conta que sua equipe acabou de fazer os últimos testes e evoluíram bastante nos experimentos. “Temos cerca de 85% do menu pronto. Agora vamos fazer a ficha técnica e avaliar se o preço é compatível com o mercado”. RG adianta que novos peixes estarão no menu.

É o caso do beijupirá, um pescado que ganhou fama nas cozinhas japonesas e vai ter um quê de Brasil, servido com remoulade de palmito e milho verde. O cardume é criado em um cativeiro em Ilhabela, no litoral paulista, e chegará fresco para confecção dos pratos. As novidades incluem ainda o pirarucu e a costeleta de tambaqui (ambos de origem amazônica), além do black code (importado do Alasca, nos EUA),

O endereço é Rua Manoel Guedes, 474.

Mais de Lifestyle