Top

Próximo destino:Búzios

Cidade é uma boa pedida na baixa temporada para fugir dos festejos da Copa. RG dá o caminho

Por Rinaldo Zirrah

Destino mais badalado do litoral fluminense, Búzios sempre surpreende. Mesmo após inúmeras vezes na pequena cidade, o balneário e suas várias praias paradisíacas podem se tornar uma boa pedida para esta baixa temporada e, quem sabe, uma ótima sugestão para relaxar e fugir dos grandes centros urbanos e suas comemorações da copa.

A convite do Vila d’Este, charmoso hotel que fica no Alto do Humaitá, fiquei quatro dias em Búzios conhecendo o melhor dele: sua gastronomia, praias límpidas, hospitalidade excelente do Vila e, claro, voltei cheio de ótimas sugestões.

Com ajuda do gerente do Vila d’Este, Thiago Azeredo, RG dá o caminho para conhecer Búzios e desfrutar da hospedagem cool e relax que o hotel proporciona. Papel e caneta nas mãos, anote:

COMO CHEGAR NA CIDADE
Búzios não tem lá estradas tão boas, mas o acesso à cidade fica fácil por vários meios. Indo pra lá, você pode pegar um carro (distância média de 620km de SP, por exemplo) ou até mesmo avião. Cabo Frio, cidade bem próxima de BZ, tem aeroporto que trabalha com a Azul, uma boa pedida para quem sai de Belo Horizonte.
Eu e mais três jornalistas saímos do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, e pegamos um translado oferecido pelo o Vila d’Este. A viagem dura cerca de 2h.

HOSPEDAGEM – A EXPERIÊNCIA NO VILA D’ESTE
Búzios, assim como qualquer destino turístico, oferece mil e uma opções de hospedagem. E tenha em mente que, para quem vai pra lá, o legal é usufruir de uma infraestrutura e serviços, para que não se tenha dor de cabeça – afinal, é uma viagem para relaxar, certo?
A convite do Vila d’Este, tive uma experiência incrível. Ciceroneado por Thiago Azeredo, gerente do hotel, a ideia dos quatro dias que fiquei lá foi de passar o tempo curtindo Búzios como um hóspede deles. As dicas do moço são preciosas – ele até parece um embaixador de lá, com várias opções na ponta da língua e, claro, todas elas excelentes.
O hotel tem uma maneira única de servir e foge de nomenclaturas tão óbvias (luxo, premium) e que não combinam em nada com a ideia de relaxar. Por lá, funcionários muito bem treinados, simpáticos e educados. Quartos bem espaçosos com décor mediterrânea/contemporânea. Como o próprio nome do local diz, é uma vila: “casinhas” com varandas e muito verde.
Destaque para o restaurante do hotel, Egeo, comandado pelo chef Abílio Baker. Com cardápio variado – numa pegada mediterrânea/italiana-, pude provar delícias como o filet mignon com cebola roxa e risoto de amêndoas, e cherne com couscous de camarões (!). Entradas (até aprendi a fazer uma delas!) como o ceviche de robalo na papaia e abobrinhas assadas com muçarela de búfala mais tomate seco e alcaparras merecem uma pedida.

FICA A DICA
Durante os quatro dias, com ajuda de Thiago Azeredo, fiz programas pra lá de relaxantes – e revigorantes – na cidade. E o moço dá as dicas:
“Ir ao Silk Club para tomar um espumante, na Praia Brava. Dar uma caminhada pelas pedras. É legal ir jantar no Bar do Zé, caminhar pela Orla Bardot, passar no Chez Michou, como uma pré e depois cair na noite da Privilège, que tem a cara de Búzios e fica de frente pro mar. Daqui da Vila [d’Este] é ótimo caminhar até a Praia dos Ossos, que é uma praia linda, mega ‘buziana’, parece uma pintura. Para compras, uma boa pedida é passar na Ambar [loja de decoração] e Yemanjá [ roupas femininas ], também gosto muito da Richards, que acho que tem tudo a ver com a cidade, além da própria Osklen”, diz Thiago.
E como nem tudo são flores, o moço decreta: “Nada pior do que mulher de salto no meio da Rua das Pedras, Búzios é outro clima, aqui tem que relaxar. Andar de carro por lá também, é um local de pedestres, passeio, não precisa disso. Outra coisa é o pessoal todo produzido. Não tem nada a ver com a cidade, o ‘glamour buziano’ é estar bem vestido sem exageros”. Comenta.
A dica principal que RG amou? “É completamente ‘out’ vir para Búzios e não namorar”, diz Thiago. E é isso: a cidade clama por um romance. De minutos, dias ou eternos.
Uma experiência ótima que RG indica pra já.

Para ficar por dentro dos endereços e dicas:

Portal da cidade de Búzios: http://www.buziosonline.com.br/
Site do Vila d’Este: http://www.viladeste.eco.br/
Silk Beach Club: http://silkbeachclub.com/
Bar do Zé: http://www.bardozebuzios.com.br/index2.html
Ambar: https://www.facebook.com/pages/%C3%82mbar-Luiz-Randon/324703437587756
Chez Michou: http://www.chezmichou.com.br/
Privilège: http://www.privilegebrasil.com/casa-buzios
Yemanjá: http://yemanjabuzios.com.br/site/

Mais de Lifestyle