Por Cris Bicalho
Reza a lenda que, em Capri, pode-se tudo. Tudo! Desde que não seja entre 10 da manhã e 4 da tarde. Nesse horário, hordas de turistas vindas de Nápoles, Sorrento e Positano, chegam para passar o dia e vagam sem rumo se permitindo, no máximo, tomar um sorvetinho nessa ilha perfeita e cara. As ruelas entupidas de gente perdem todo o charme. A melhor pedida nessas horas de rush é se esconder na piscina do hotel ou zarpar de barco explorando restaurantes em ilhotas e praias escondidas na região. Quer encontrar a chave para desvendar os segredos desse clube? A gente conta.
Para se hospedar, não invente muito. Aposte no La Scalinatella, sobre o qual já falamos aqui, ou no indefectível Capri Tiberio Palace. Desde o império romano, Capri serve de destino de férias aos poderosos. Vários palácios foram construídos na ilha pelos Césares. Tiberius, um deles, teria ficado bem felizinho se conhecesse o hotel que leva o seu nome.
Um bom esconderijo para ficar das 10h às 4h da tarde é o beach-club La Fontelina. Em frente às rochas Faraglioni, onde o colorido e as formas da natureza inebriam a retina de quem vê, o local histórico é onde os imperadores romanos iam desfrutar os prazeres da Costa Amalfitana. Considerado por muitos um “pedaço do céu na Terra”, o club/restaurante é o melhor de Capri, há mais de meio século comandado pelas mesmas famílias, Acucci e Gargiulo. Se você não for uma diva do cinema, nem imperador de roma, não se atreva a ir sem reservas.
Para almoçar, vale uma fuga estratégica. A 20 minutos de barco a partir de Capri, fica o Conca del Sogno um verdadeiro achado entre tantas perdições gastronômicas da Costiera. Aqui, Dona Giuseppina faz as vezes de mamma. E todo mundo é bem-vindo, como se fosse da família. Sempre cabe mais um à mesa, sempre há espaço para mais uma garfada – ou você teria coragem de ofender, magoar, arrasar o coração de Giuseppina? Tente dizer não para uma de suas delícias que saem da cozinha e terás uma pessoa triste para o resto do dia. E, acredite, dizer sim para suas massas com frutos do mar não é sacrifício nenhum.
Outro bom endereço para o almoço é Il Riccio. A poucos metros de distância da lendária Grotta Azzurra, o Il Riccio é o restaurante e beach club do Capri Palace Hotel, que fica protegido em Anacapri, cidadezinha na parte mais alta da ilha. No terraço debruçado para o mar azul, eles servem maravilhosos peixes e frutos do mar – os mais frescos que você puder imaginar – pasta Gragnano e o melhor da culinária napolitana.
Para jantar, há dois endereços-chave: Aurora e Da Paolino.
O Aurora já está há 100 anos servindo maravilhas da cozinha campana. Pense em massas caseiras (o spaghetto aglio olio com pão grattato é de comer rezando), pizzas e o imbatível feijão com escarolas. A atmosfera é deliciosa também, com mesas juntinhas e tal. Parece jantar de família. Imprescindível fazer reserva.
O Da Paolino é bem turístico, mas vale a experiência, onde você vai jantar cercado de limões por todos os lados. É que as mesas do restô ficam embaixo dos limoeiros, que deixam no ar um perfume cítrico magnífico. Claro que os pratos vencedores da casa são à base de limão. Um melhor que o outro, vale dizer. E atenção para as sobremesas. Palmas para frutti di bosco.
Dificilmente – muito dificilmente – você vai sentir saudades de casa, mas se acontecer e você quiser amansar o sentimento com um paladar mais familiar, aposte no Da Giorgio. Não se engrace com os frutos do mar. Eles são ótimos, mas a pedida aqui é a pizza. Massa finíssima e uma mozzarela de matar.
Para se sentir parte da realeza da ilha, faça umas comprinhas na 100% Capri. O nome não é lá essa maravilha, mas são as peças de linho mais sofisticadas que pode haver. Numa única palavra: cool!
As imagens dos restaurantes estão na nossa galeria. Siga a seta. Mais Chris Bicalho aqui.
Serviço:
Conca Del Sogno: Via San Marciano, 9 – Nerano; fone +39 (81) 808 1036
La Fontelina: Località Faraglioni; fone + 39 081 8370845
Il Riccio: Via Gradola, 4/6 – Località Grotta Azzurra, Anacapri; fone + 39 (81) 837 1380
Aurora: Via Fuorlavado, 18; fone +39 (81) 837 0181
Da Paolino: Via Palazzo a Mare, 11; fone +39 (81) 837 6102
Da Giorgio: Via Roma, 34; fone + 39 (81) 837 5777