Top

Luciana Fioratti e Luiza Biagi: o melhor de Milão

As arquitetas deram um giro pelo Salão do Móvel e pelo circuito off de design

Luciana e Luiza, amicíssimas e sócias no escritório 2L Arquitetura, acabaram de passar uma temporada na Europa, onde foram ver de perto o Salão do Móvel de Milão. Business trip, ok? Especialmente para a RG, elas montaram um diário de viagem com o melhor da arquitetura e do design visto por lá nas últimas semanas – tanto no salão como no circuito off. De lambuja, entregam os melhores restaurantes que da primavera italiana. Auguri!
 
Ao best of, segundo as moças:
 
“O espaço onde acontece o Salão do Móvel: Super iluminado e o layout é simples – muito fácil de se localizar. A cobertura de forma orgânica em vidro e alumínio branco, já logo na entrada, dá o tom e cria expectativa pra ver o que vem pela frente.
 
Estandes mais legais:
– Vitra: Destaque pra arquitetura do estande com caixas de plástico transparentes e iluminadas. Lindo.
– DMK, Gruppo Sintesi: Nem tanto pelos itens expostos, mas pela arquitetura. O estande, em forma de vilarejo moderno, misturou madeira, alumínio e policarbonato pra compor a fachada.
– Carl Hansen: Minimalismo escandinavo. Simples e lindo.
– Moroso: Stand divertido, sempre com peças “funky”. Destaque para a Bead Chair (lembra uma cadeira de taxista), muito legal!
– Zanotta: As peças são lindas e de ótima qualidade.
 
Mais do que os pavilhões de design, o que mais chamou a nossa atenção foi o Salão Satélite. Um espaço para os jovens designers mostrarem seus trabalhos. Vimos bastante gente talentosa, criadores de peças leves e sofisticadas, o que estava um pouco em falta nos pavilhões dos expositores mais conhecidos.
 
Fuori Salone (eventos que acontecem fora da feira):
– Opificio 31, na Via Tortona. É uma “vila” com vários expositores, o espaço é demais e as mostras  muito interessantes.
– Temporary Museum for New Design, do Superstudio. Expõe marcas consagradas e novos designers, vale a pena.
– Paola Lenti: O evento para apresentar a nova coleção “indoor/outdoor” da designer italiana foi no Chiostri dell’Umanitaria, um antigo Monastério Franciscano do século XVI, com pátios internos incríveis cheios de charme e história. A coleção estava linda e o lugar escolhido para o evento não podia ter sido melhor.
– Rossana Orlandi: Galeria/Loja de design vintage e contemporâneo que fica numa antiga fábrica de gravatas. O espaço é muito bacana e as peças, sempre de novos talentos, são bem cool, modernas.
– Fritz Hansen, na Corso Garibaldi. Design Dinamarquês, sensacional.
 
Para nós, o destaque foi o design nórdico: No meio da overdose de formas, cores, materiais, texturas e novas tecnologias de manufatura, se deparar com estandes de design nórdico era reconfortante. O rigor e a leveza do design escandinavo põe tudo em perspectiva e mostra que o mínimo pode ser mais que o suficiente.
 
Depois de dias fazendo o “circuito salão do móvel”, demos um tempinho e passeamos pelo “quadrilatero della moda”, e pelas ruas de Brera, que são super charmosas.
 
Por último (mas não menos importante!)… Esses foram alguns dos restaurantes que mais gostamos:
 
– Il Pontaccio: Descontraído e aconchegante. Bom pra ir jantar.
– Dal Bolonhese: Embaixo do Hotel Principe di Savoia. Risotos e massas muito bons!
– Paper Moon: Bom para um almoço quando estiver batendo perna pela Montenapoleone.”  

Mais de Lifestyle