Top

Renato Ratier: Chile

O roteiro da night chilena de Renato Ratier, aka D-Edge

Dono do D-Edge, o mais importante club dedicado a musica eletronica no pais, Renato Ratier e o cara certo para contar para voce sobre os hot spots da noite pelo planeta. RG o convenceu a comecar aqui uma serie de materias especiais sobre as noites de por ai afora, em que invariavelmente ele comanda as pick ups – o cara e eximio disc-joquei.

Para comecar a serie, as gigs chilenas. Renato te conta:


“O Chile e um dos paises paisagisticamente mais diversos do mundo, com localidades tao distintas como a belissima Cordilheira dos Andes, o inospito e belo Deserto do Atacama, a idilica Vina del Mar, a longinqua Patagonia, a mistica Ilha de Pascoa ou mesmo a cosmopolita e elegante Santiago. Tem algo para todos os gostos quando o tema e paisagens naturais e humanas: do mais exotico ao mais sofisticado, e tudo ocupado por uma populacao muito alegre e afavel. A diversidade tambem e o que anima o cenario cultural das metropoles nacionais, cuja vida noturna em nada deve a outras grandes cidades latinoamericanas.

Evidentemente, a pujanca da eletronica chilena deve muito aos esforcos e presenca internacional daqueles grandes nomes naturais do pais, Ricardo Villalobos e Lucien Nicollet, ao lado de outros excelentes promotores da sonoridade como Dinky, Cristian Vogel, Alexi Delano e Pier Bucci. Todos eles artistas desterrados, criados e educados na Europa por conta do exilio de seus pais, intelectuais e politicos que por algum motivo foram incluidos entre os desafetos do ditador Augusto Pinochet.

Porem, essa situacao contribuiu diretamente para coloca-los em contato com a vanguarda musical europeia, na qual floresceram e cujo aprendizado e prestigio se empenharam em trazer de volta assim que as circunstancias permitiram. O que rendeu uma nova geracao de talentos que agora grassam em um proficuo universo musical, no qual figuram nomes como Felipe Valenzuela, Felipe Venegas, Jorge C, Andre Butano, Leo Diez, Alejandro Vivanco, Miguel Tutera e Uhmo.

Alem de excelentes clubs, nos quais a nata do talento local se reveza e poe em movimento a cena do pais, ha tambem eventos especiais de altissima qualidade em espacos os mais variados: hoteis, teatros, cinemas, galpoes, fabricas que carregam a gloria decadente de outrora – mas cuja atual vida pulsa nas batidas dos ritmos eletronicos. La Feria e, sem duvida, o grande destaque que coroa a noite de Santiago. Ja com uma decada de existencia que marca o passo dos finais de semana, trouxe para a sua cabine, no decorrer desse periodo, uma constelacao de artistas de renome internacional, que vai dos celebrados patricios Villalobos e Luciano ate o celebre Richie Hawtin. Eu mesmo ja toquei no Chile em diversas ocasioes, inclusive no proprio La Feria, e, sempre que retorno, encontro algo de novo e interessante por onde passo ou me apresento: novos sabores, novas amizades, novos lugares, nova musica, novos horizontes.

Durante a semana, a noite de Santiago ainda possui muitas opcoes para o publico avido por musica eletronica de qualidade, muitos bares e alguns clubs excelentes, sendo que a cidade compensa suas dimensoes reduzidas em comparacao a outras metropoles culturais do globo com uma solida oferta em termos de boa musica dancante e ambientes sofisticados para se divertir, frequentados por um publico fiel e bem educado musicalmente. Santiago Beats e a pedida da quinta-feira, propondo uma politica musical pautada no melhor do underground global. Fica num espaco modular que se adapta as necessidades de cada ocasiao e prove noites impulsionadas por um otimo sound system.


Como mencionei acima, ainda ha muitos outros espacos alternativos nos quais sao realizadas festas incriveis, como as diversas que tomam lugar no suntuoso Teatro Caupolican, onde me apresentei neste ultimo mes de junho e que me proporcionou uma experiencia fantastica em termos de diversao e publico. A Backstage, por sua vez, e uma das mais promissoras nesse cenario em plena ebulicao, provendo um ambiente intimista e de elevada qualidade visual e sonora, com entrada gratuita e localizado no coracao do bairro Bellavista, um dos mais agitados da cidade. Os bares e restaurantes do entorno contribuem para tornar a atmosfera urbana ainda mais variada. Lugares aconchegantes e que proporcionam uma boa experiencia da deliciosa culinaria do pais, muito baseada na riqueza de frutos do mar. Um grande exemplo e o bar Etniko, que propoe um deleite total para os sentidos servindo uma arrojada culinaria japonesa junto a presenca de alguns dos melhores DJs do circuito, local perfeito para um esquenta antes de seguir para seu vizinho La Feria.

Partindo em direcao Pacifico e chegando ao lindissimo litoral chileno, num trajeto repleto de vinicolas e vinhedos que cobrem o horizonte, encontramos uma atmosfera de veraneio mais festiva ainda, seja durante a noite ou em intensos afterhours que trazem o melhor da eletronica nacional e internacional. Festas como a Club Del Sol Sunshine, que se mantem ativa e itinerante na capital tambem durante o inverno e outono, assim como outras sensacionais realizadas em lindas localidades como o Muelle Baron de Valparaiso, preenchem a agenda nos ensolarados meses de janeiro e fevereiro. Todas proporcionando eventos memoraveis para aqueles que, como eu, procuram pelo melhor do entretenimento noturno nas Americas num ritmo constante, do por do sol ao seu raiar.”

Mais de Lifestyle