Top

Paola no Egito

O diário de viagem de Paola de Orleans e Bragança

A pedido de RG, Paola de Orleans e Braganca fez um diario egipcio para viajante nenhum botar defeito: cheio de otimas dicas e cenas daquelas que da vontade de largar tudo e embarcar no primeiro aviao. Paola viajou com o amigo fashionista Osvaldo Costa. Aqui na RG, as peripecias da dupla: 


Cairo


E uma cidade que lembra algumas cenas de Blade Runner: predios muito antigos em meio ao caos, muitos carros e muitas, muitas pessoas andando. As lojas ficam abertas praticamente 24 horas, o que da um ar bem dinamico a cidade. Vale a pena dar algumas voltas para ver essa movimentacao nas ruas.


A Citadela Saladin do Cairo e atracao muito recomendada. Nao fui desta vez, mas Osvaldo garantiu que e um otimo passeio. Toda fortificada, tinha a funcao de proteger a cidade contra os Cruzados. Dentro da Citadela fica a Mesquita de Mohamed Ali Pasha, construida entre 1828 e 1848. E uma das mais lindas do Cairo.


Como passamos apenas duas noites no Cairo, indico os 3 programas indispensaveis:


Museu do Cairo


La voce encontra uma enorme colecao dos monumentos saqueados das tumbas dos antigos Faraos. E muito grande e um pouco confuso, por isso indico procurar um guia para explicar um pouco as pecas. O que nao pode perder: 
– Espolio Funerario de Tutankhamon. A mascara de ouro e sem duvida uma das coisas mais lindas que eu vi na viagem.
– As alas das joias
– A ala das mumias de animais


Restaurante Abou El Sid‎
157 Sharia 26th of July Street, Zamalek


O lugar e lindo, com uma decoracao bem tipica e nao e turistico – a comida tem toques arabes e alguns pratos egipcios.


Mercado Khan el-Kalili
Centro do Cairo, proximo a Mesquita El Azha


Para mim, conhecer uma cidade ou pais sem passar pelo mercado nao tem graca. So nesse ambiente voce realmente conhece um pouco da cultura do lugar. O Khan El-Kalili e um dos mercados mais antigos do Cairo. E do seculo XIV. Indico tomar o karkadeh, um cha de ibisco com hortela, em uma da muitas casas de cha. Faca isso assim que chegar, so para sentir-se parte daquele lugar. E muito seguro, mas a abordagem de vendedores e continua (na verdade uma das coisas mais cansativas no Egito e essa constante abordagem e a constante negociacao).
Nao e necessario cobrir a cabeca, mas eu optei por cobrir, foi um truque que usei para tentar passar despercebida. Mantem um certo respeito e a abordagem acaba sendo menor.


Na ultima noite no Cairo fomos para o hotel Mena Cairo House Oberoi Hotel, que fica em Giza, aos pes das piramides. 
O hotel e um antigo palacio, bem conservado, que mantem um clima de antigos Reis Egipcios. Visitar as piramides e como ir a Paris pela primeira vez e ver a Monalisa…


De Luxor ate Aswan, pelo Nilo:


Tem varias opcoes de barcos que fazem este trajeto, fomos com The Oberoi Zahra Cruise em um passeio que leva 9 dias.


Com um tratamento impar, que so o Grupo Oberoi oferece, os servicos primam por ser a melhor das opcoes. A programacao inclui a visita por todos os templos, Edfu, Karnak, The Valley of the Kings, Philae entre outros. Navegar pelo Nilo e uma experiencia unica e maravilhosa. E possivel perceber a vida em tordo do Nilo atraves das tamareiras… vimos muitos vilarejos entre os desertos montanhosos. Tudo embalado pela leve brisa e as rezas cantadas. Tivemos o grande prazer de ter um guia em todas essas visitas. Ali Mohamed, um historiador arqueologo, professor de espanhol, explicou em um portunhol muito ajeitado todas as historias mitologicas com um primor absoluto. Ter um bom guia fez uma grande diferenca.


Durante o Cruzeiro paramos em varias cidades. Vale a pena descer do barco e caminhar em seus mercados e passear entre as ruas. Em Luxor, passeie de charrete pela cidade, a noite.


Aswan


E um lugar de veraneio muito comum para os europeus.. Indico o Hotel Old Cataract. Este hotel ja hospedou e inspirou Agatha Christie a escrever Morte no Nilo. A varanda e um excelente lugar para tomar um cha e viajar no tempo. Nao deixe se visitar o Mercado, nao tem nada mais marcante que o cheiro forte das especiarias e incensos.


Templos imperdiveis:


– Karnak
Um enorme complexo de santuarios


– Philae
Templo de Isis, deusa do amor e da fidelidade. O acesso e por barco, pois esta localizado em uma ilha. Vale o passeio e a visita.


– O Vale dos Reis – Necropole
Onde se encontram quase todas as tumbas, entre elas as tumbas de Tutankhamon, Ramses III, etc..


– Abu Simbel


Fica ao sul do Egito, na fronteira do Sudao. Foi construido em homenagem ao Farao Ramsses II e a sua esposa preferida, Nefertari. E o templo mais bem conservado de todo o pais. A fachada tem quatro estatuas com vinte metros de altura.


– Templo de Queen Hatshepsut


Construido em uma montanha com tracos incrivelmente geometricos. Uma visao de tirar o folego.


?Salam Aleikum?!!!!

Mais de Lifestyle