Top

Thiago Rocha Pitta em Tóquio

O artista plástico lista o melhor da capital japonesa, só na RG…

Depois de uma temporada intensa de trabalho em Toquio, o artista plastico Thiago Rocha Pitta esta de volta, nos bracos de sua terra natal… o proficuo periodo japones rendeu inspiracao e reflexao para novas empreitadas, como a exposicao “Calmaria”, em cartaz na galeria Millan, em Sao Paulo.
 
RG pediu ao mineiro que fizesse um Top 10 de sua estada niponica – lista quente, sob o olhar de um bon vivant dos mais estetas:
 
Melhor balada

Womb em Shibuya.
Clube listado entre os 10 melhores do mundo, fica em Shibuya Hills.

Melhor sushi

Qualquer um no Tsukiji, o mercado de peixe.

Melhor bar

Carrots, tambem em Shibuya Hills.

Templo mais bonito

Meiji Shrine
Templo erguido em homenagem ao imperador Meiji, no Yoyogi Park.

Jardim mais bonito

Kyosumi Garden. Tem mais de um seculo.

Melhor galeria de arte

Taka Ishii
La voce encontra boa arte contemporanea japonesa.

Melhor museu

Hara Museum
Pequeno museu que abriga a colecao Hara, um dos pioneiros em colecionar boa arte contemporanea japonesa e internacional (inclusive brasileira).

Dica de passeio

Acorde bem cedo (voce nao vai precisar de fazer nenhum esforco por conta do jet leg), pegue a linha roxa do metro, Hanzomo Line, desca na estacao Tsukiji, va ao mercado e se divirta num labirinto de peixes, frutos e outras coisas estranhas do mar… encha a cara de sushi, volte pro metro, desca na estacao Kyosumi Shirakawa… Kyosumi e o bairro que morei, nao e muito conhecido mas e muito especial, por ser super tradicional e tranquilo. La voce pode visitar o Edo Fukagawa Museum, um museu pequeno que tem uma replica incrivel, em tamanho natural, de um pedaco de Toquio durante o periodo Edo.

Em frente a estacao, esta o Kiyosumi Garden, que e um jardim de mais de um seculo, e sublime. Um pouco depois (e depois de tanta coisa antiga) tem um predio onde se encontra a maioria das galerias de arte contemporaneas de Toquio, incluindo a Taka Ishi. Mais em frente, no Kiba Park, fica o MOT, Museu de Arte Comtemporanea de Toquio. De arquitetura interessante, o museu abriga exposicoes temporarias, alem de um belo acervo.

Dica do fim, pra comecar
 
Toquio e uma cidade incrivel, de infinitas atracoes. A dica e se perder (mas sem esquecer o mapa do metro…). E a melhor maneira de se achar.”

Mais de Lifestyle