Top

Edu Fernandes em Basel

O galerista foi à Art Basel e compartilha imagens e impressões com RG

Em junho, a pequena cidade de Basel, na Suica, vira a capital mundial das artes plasticas, encontro das maiores potencias do mercado internacional. A principal feira e a Art Basel, que acontece em um complexo arquitetonico imenso, dividida em inumeros pavilhoes. A maior dificuldade e escolher o primeiro roteiro.


Entrando nesse instigante, profundo e maravilhoso mundo, imediatamente comecamos a dialogar com obras de artistas como Donald Judd, Frank Stella, Doris Salcedo, Bruce Naumann, Lygia Clark, David Buren, Jasper Johns, Eves Klein, Marcel Duchamp, Basquiat e tantos outros. Sao obras que geralmente so encontramos em museus e instituicoes.


Aos poucos vou reconhecendo as importantes galerias, extremamente
profissionais, que representam esses incriveis artistas. Por ali, encontro os galeristas brasileiros. E maravilhoso constatar que temos empresas
(galerias) competentes, reconhecidas e com qualidade e nivel muitas vezes superiores as grandes galerias internacionais.


A Galeria Luisa Strina apresentou um stand impecavel, com importantes trabalhos de Marepe, extremamente bem posicionados. Luisa tambem mostrou Cildo Meirelles, Antonio Dias e Jorge Machi, que teve uma individual muito consistente durante a Bienal do Mercosul, no ano passado. A Galeria FortesVilaca mostrou um enorme trabalho de Ernesto Neto e uma obra incrivel de Adriana Varejao, que esse ano ganhou um pavilhao em Inhotim, BH. A Galeria Milan recebia seus colecionadores com uma obra de Tunga e fotos de Miguel do Rio Branco. Nos projetos especiais, encontrei o artista Thiago Rocha Pitta, da galeria A Gentil Carioca.


Alem da “main fair”, existem as paralelas. Escolhi a Volta e a Scope. Ali, artistas e galerias mais jovens. Na Volta, tanto a Galeria Leme quanto a Galeria Nara Roesler apresentaram stands muito interessantes; na Scope, onde houve um congresso de galeristas e organizadores das principais feiras, estava a Laura Marsiaj, destacando o trabalho de Maria Carmem Perigenio.


Mais que uma feira mercadologica, Basel celebra uma atitude artistica que promove um conseqüente debate sobre as artes plasticas e seu papel no mundo.
Considerando a quantidade de informacoes e prazeres vividos nesta capital das artes, minha sugestao e que todos entrem nessa viagem em junho de 2009, quando acontece nova edicao. Asseguro que vale a pena!

Mais de Lifestyle