Top

Alê Lima em Paris

O publicitário Alexandre Lima acaba de voltar de Paris. As dicas são quentes!

Abra o caderninho e anote, porque o que vem a seguir e um manual de sobrevivencia-hype pela cidade-luz. O publicitario Ale Lima passou bons dias em Paris, encontrou amigos que moram la e brasileiros em ferias, foi aos clubs da moda, registrou trends para sua agencia, a BrandBoutique, visitou as exposicoes imperdiveis…

RG agradece o moco e te convida para o passeio. E ele quem conduz:

“Nunca tinha ido a Paris nessa epoca do ano, tinha uma certa resistencia, mas tenho que confessar que ADOREI!! O clima da cidade ainda esta otimo, dias ensolarados com temperatura em torno dos 27 graus… no final do dia, o termometro desce para a faixa dos 18.

Neste verao, especialmente, circular por Paris ficou ainda mais facil e gostoso com as Velibs – as bicicletas que podem ser alugadas em diversos pontos da cidade. O melhor e que voce pode devolve-las em qualquer ponto tambem.

Passei 12 dias por la e fiz um pouco de tudo. De pesquisas para minha agencia – a BrandBoutique – a exposicoes, pique-niques com vinho rose no Louvre, muuitos restaurantes – oobvio!! E como nao poderia deixar de ser, ja que a viagem tambem era de ferias, me joguei um pouquinho na noite…

Exposicoes

Das exposicoes os high-lights sao: a do Valentino – com curadoria impecavel, que dividiu a trajetoria do estilista por temas e nao por epocas. A exposicao da um overview da evolucao e dos ciclos da moda, em termos de volumes, comprimentos, tecidos, cores, modelagens e ainda conta com vestidos do acervo de personalidades, como Jackie O., e a ocasiao em que foram usados por elas. A exposicao esta no Musee des Arts Decoratifs. Por la, tambem vale a pena conferir tambem a exposicao de Napoleao nos saloes em frente.

Outra otima exposicao retrata a vida da Princesa Grace Kelly. Esta no Hotel de Ville. Um passeio por la faz a gente entender o significado da palavra elegancia. Estao acontecendo tambem duas excelentes exposicoes de fotografia, da Annie Leibowitz na Maison Europenne de la Photografie e de Richard Avedon no Jeu de Paume.

No Musee Rodin esta acontecendo a exposicao de Camile Claudel, a sua esposa, e que trabalhou com ele por quase 10 anos. Ao ver a exposicao percebemos que a artista tinha sua luz propria e nao era apenas uma wannabe do companheiro.

Restaurantes

Os restaurantes que indico sao: o Pershing Hall, o Spoon de Alain Ducasse, o hotel L”Amour e o Chez Andre – por la , na mesa ao lado, Reese Witherspoon com filhos e Jake Gylenhal. O L”Avenue e sempre gostoso para almocar, nas mesinhas de fora. E tambem um bom lugar para ir se estiver interessado em encontrar os brasileiros que estao na cidade.

Canal San-Martin

Reserve pelo menos uma tarde inteira para visitar o Canal San–Martin. Ja havia me encantado com essa regiao de Paris, uma das mais bem preservadas da cidade, no filme “Amelie Poulain”. No entanto conferi-la em loco supera qualquer tipo de expectativas. A vibe e um pouco como se estivesse andando por Veneza mas cercado de uma atitude muito moderna, como se um movimento novo estivesse acontecendo ali, e esta!

Ande pela Quai de Valmy e Quai de Jemmapes e sinta aquele clima “bobo” – bohemian bourgeoisie. La, nao deixe de visitar os seguintes lugares:

Cafe L”Atmosphere – Sentar la alguns minutos vai fazer voce sentir a atmosfera da regiao.

Artazart – Alem de centenas de livros (que vao de arquitetura e fotografia a ecologia), e um lugar para ir quando voce esta querendo referencias de design. Com certeza voce vai sair de la com alguma coisa, nem que seja uma boa ideia.

Culture(s) – E uma floricultura que vende, alem de flores das mais lindas, vasos, lampadas, camisetas… No entanto o mais interessante de la e conversar com Jean–Marie, o dono. Ele sabe de tudo e tem opiniao para tudo… qualquer pergunta que voce fizer, Jean-Marie vai encontrar uma resposta para te dar.

Noite

A noite geralmente comecava ou na casa da minha grande amiga Regininha Mendes, que foi a minha anfitria em seu delicioso apartamento de frente para o Sena, ou na casa de Lurdinha Siqueira, onde voce encontra sempre um grupo de pessoas interessantes e musica oootima! De la, iamos ao Mathis – um bar/ lounge na Rue de Ponthieu, que a principio parece um pouco careta mas logo voce descobre que a frequencia e beeeem mais interessante do que parece.. se e que voces me entendem! Na mesma rua ficam a Neo, que e o club do momento em Paris, a maior concentracao de modelos russas por centimetro quadrado, e o Pink Paradise – ja existe a um tempo mas e divetidissimo para final de noite, com um bom grupo de amigos.

Para a turma que digamos… gosta de se jogar um pouco mais.. tem o Le Red Light para os meninos, e a Le Queen ainda acontece aos domingos. La tambem e bom para conhecer os turistas que estao na cidade… Se nao aconteceu nada de interessante na noite e ainda existir a vontade, va ao Gym Louvre na Rue du Louvre, soube que acontecem coisas interessantes por la, mas confira por voce mesmo…

Moda

Eu nao podia terminar sem falar de moda. Especialmente de dois lugares:

Virei fa numero 1 do Alber Elbaz e consequentemente da Lanvin. As lojas recem reformadas da Faubourg Saint Honore combinam o classico e o ultra-sofisticado a uma contemporaneidade sem igual. As lojas mudam a decoracao a cada duas semanas e as vitrines sao verdadeiras obras de arte. Os tenis sao maravilhosos, nao resisti e tive que investir em um para meu acervo.

Outra loja que e parada obrigatoria e a L”Eclaireur, para os meninos o endereco e o da Rue de Ponthieu / Champs-Elisee, e para as garotas na Rue de Rosier no Marais. A loja da Rue de Boissy d”Anglas tem um restaurante suuper badalado e comida otima!”

Mais de Lifestyle