Top

Gisela na Chapada dos Veadeiros

Gisela Prochaska na Chapada dos Veadeiros, em Goiás

A produtora de eventos e empresaria Gisela Prochaska decidiu largar a correria insana de Sao Paulo e passar alguns dias em Goias, mais precisamente na Chapada dos Veadeiros, a 150 km de Brasilia. Um pedacinho do Paraiso que ela fez questao de dividir com RG Vogue. E ela quem conta:

“Ja estive na Chapada dos Veadeiros umas quatro vezes e em todas descobri lugares deslumbrantes. Nao ha como nao se apaixonar pela imensidao do lugar, pelas cores intensas das paisagens, pelos cheiros deliciosos que voce encontra pelo caminho, na culinaria. E como o lugar e gigantesco, para conhecer tudo e preciso voltar varias vezes.

De Sao Paulo, aviao ate Brasilia e, de la, de carro, mais 150 km ate o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que foi criado pelo entao presidente Juscelino Kubistcheck. Nao se preocupe, que a estrada e otima e a paisagem, de tirar o folego. Voce vai ver a Natureza em estado puro, se impondo o tempo todo.

Ali nao existem hoteis cinco estrelas, nao ha rede hoteleira, mas deliciosas pousadas, super hospitaleiras. Uma delas fica na Fazenda Sao Bento, que, a noite se transforma em point da regiao: as pessoas correm para la para ouvirem moda de viola, para se conhecerem e conversarem. Ha muitos brasileiros, mas ha mais estrangeiros ainda.

Se a fome bater, Oca Lila e o lugar: ali, voce vai poder se deliciar com pizzas, adivinhe, com a griffe da Pizzaria Cristal: ambas, a Cristal em Sao Paulo e a Oca Lila da Chapada sao de Paulo Maluhy. Eu me senti em casa.

Sempre fico na casa de minha amiga Sumitra Diyan, conhecida como uma das melhores guias da regiao. E e verdade. Ela conhece cada pedaco, cada cachoeira, cada cantinho da Chapada. Inclusive, ela ja publicou um livro de fotos sobre o lugar, que e maravilhoso.

O clima por ali e sempre agradavel e, me disseram, ali existe sob o solo a maior placa de cristal do mundo. E tanta agua, tanto cor, tanta energia boa, que voce volta se sentindo completamente renovada.

Como ha varios lugares esplendorosos para voce conhecer, vou citar alguns de uma so vez: cachoeira Loquinhas, que fica em Alto Paraiso, mais de 10 pocos de agua natural, verde-esmeralda; cachoeiras Anjos e Arcanjos, perto da casa da dona Leonia, que faz uma comida maravilhosa em seu fogao a lenha; Cachoeira dos Couros, rodeada por canyons altissimos; Vale da Lua, repleto de rochas moldadas ha milenios pela aguas; Poco Encantado, famoso, uma praia deslumbrante no meio do nada; o rancho do “seu” Waldomiro, bom “fazedor” de cachaca; Jardim Maytea; restaurante da Mamma, que faz o melhor File a Parmeggiana da regiao, alem de massas caseiras deliciosas.

Alem disso tudo, ha ainda os animais – peixes, passaros de todas as cores possiveis. E aquele ar puro que a gente nunca mais nao vai ter em Sao Paulo.

A Chapada e um lugar para voce esquecer do mundo, se puder, esqueca o celular! De Abril a Setembro o clima e melhor, nao chove. E, a noite, a temperatura cai, portanto, e bom levar um agasalho.

Mais de Lifestyle