Top

Lucy Ramos: “Hoje temos o poder de escolha e isso é muito importante, podemos ser o que nós quisermos ser”

Foto: Diego Serres

A atriz Lucy Ramos lançou, recentemente, com o marido, o cineasta Thiago Luciano, um concurso de roteiros. A iniciativa foi pensada e colocada em prática neste período de pandemia numa tentativa de ajudar um pouco colegas da sua área.

Nas redes sociais, Lucy mantém o projeto Segundas Cacheadas, um espaço de liberdade, acolhimento e representatividade do cabelo afro!

Ela também lançou o filme “Lucicreide Vai Pra Marte”, rodado no nordeste, local onde ela nasceu. Foi um reencontro com suas raízes.

Em papo com o RG, Lucy conta sobre seus projetos, leia a seguir.

Você lançou, com o seu marido, um concurso de roteiros. Como está indo?

As inscrições acabaram de ser encerradas e recebemos mais de 100 roteiros. Fiquei feliz com a participação expressiva e tenho certeza de que tem muita história bacana para conhecermos. Desejo a sorte a todos os candidatos e candidatas e agradeço por terem se inscrito.

Foto: Diego Serres

Acho que todo mundo já teve altos e baixos na pandemia. Como vc está neste momento?

Estou esperançosa. Apesar de a vacinação ter começado de forma tardia, recentemente li que se aproxima a data que eu poderei me vacinar… isso é um sopro, uma luzinha que aparece no fim do túnel. Vamos conseguir! Lamento muito que essa esperança não pôde ser sentida por mais de 500 mil brasileiros.

Você é sempre muito ponderada nas redes sociais, mas não deixa de expressar o que pensa, o que sente e o que defende. Você acha isso importante nesse atual momento?

Eu acho que cada um se posiciona de uma maneira, mas o silêncio tem sido cada vez mais incômodo. Sabemos muito bem o lado que estamos e o que defendemos, a forma como expressamos isso pode ser diversa. Eu gosto sempre de seguir um caminho que provoque reflexões, que questione o meu público e coloque as pessoas para pensarem sobre o que trouxe para o debate. Prezo muito pelo diálogo e acho que ele é o caminho. Porém tem pessoas que se posicionam de uma maneira mais combativa e isso não torna o seu posicionamento menos necessário, entende?

Foto: Diego Serres

Você acha que o cenário está realmente mudando para as mulheres? Você, como uma mulher, negra e nordestina, consegue apontar quais avanços na luta feminista?

Temos muita coisa ainda para avançar e isso é inegável, mas temos muitas conquistas que merecem e devem ser celebradas também. É uma mudança lenta, mas que está dando resultados. Hoje temos o poder de escolha e isso é muito importante: podemos ser o que nós quisermos ser! Mães ou não, donas de casa ou não, enfim… coisas que antes nascíamos destinadas. Atualmente ocupamos lugares que historicamente nos foram negados, mas infelizmente não é uma realidade que todas podem dizer que estão inseridas e é então que a luta continua.

Fale um pouco sobre a sua relação com a moda. Você acha que a moda é mesmo uma arma a favor da autoestima?

A moda está diretamente ligada à minha imagem, que é o meu objeto de trabalho. Quem não gosta de se sentir bonita e bem vestida, não é? Adoro quando visto uma roupa e sinto que ela me deixou poderosa, com força suficiente para enfrentar facilmente aquela situação. Hoje temos várias peças que ajudam a refletir nosso estilo, valores, jeito de pensar… Mas tenho uma coisa em mente: se ame antes de amar o look, a moda auxilia a nossa autoestima, mas ela não é o fator fundamental, precisamos sempre exercitar o amor próprio!

Foto: Diego Serres

Você tem um projeto de acolhimento e empoderamento que tem como foco o cabelo afro. Qual é a importância de ações como essa nos dias hoje em que a luta contra o racismo parece estar bem longe do fim?

Acho que é um trabalho de formiguinha. Cada um fazendo uma parte “pequena” gera um grande resultado. O Segundas Cacheadas é um espaço de troca de experiências, curiosidades e dicas sobre o cabelo afro, as nossas vivências estão muito presentes lá e sinto que o afeto também. Sempre leio mensagens carinhosas das seguidoras que me agradecem por inspirá-las… mal sabem que são elas que me inspiram. Acho que a nossa arma de luta é essa: o fortalecimento da comunidade, o conhecimento, a união e o afeto! Resistimos nos amando.

Créditos

Foto: Diego Serres (@diegoserres).
Styling: Gabriel Fernandes e Júlia Moraes (@gajustyling).
Beleza: Will Vieira (@willvieirabeauty).

Mais de Beleza