Top

Skinminimalism: entenda tudo sobre a nova tendência de cuidados com a pele

Skincare Minimalista – Foto: Instagram/ @rhode

As tendências de beleza e skincare estão andando em passos acelerados. Com lançamentos de produtos, técnicas e novas formas de experimentar, embarcar nas novidades pode ser muito divertido. No entanto, existem diferentes tipos de pele com suas respectivas esferas de tratamento indicado, o que torna tudo mais complexo. Por exemplo, temos as máscaras de lama, que prometem transformar nossa pele em porcelana em um piscar de olhos, e os cremes de ouro, que fazem você se sentir como a realeza egípcia. No entanto, o que fazer quando algumas dessas trends acaba não funcionando para o seu tipo de pele? Com relatos cada vez mais frequentes de efeito rebote e irritações da pele, o skincare minimalista nunca esteve tão em alta. Pense nisso como quando Marie Kondo encontra a beleza.

Acredite, é como um armário de poucos produtos organizados e eficazes que fazem a alegria da sua pele, dando assim adeus à bagunça interminável de produtos que fazem mais mal do que bem. Aqui, é tudo sobre qualidade, não quantidade. Para saber mais, conversamos com duas especialistas, a farmacêutica e bioquímica Fernanda Chauvin e a dermatologista Ligia Novais. Abaixo, elas explicam com propriedade essa abordagem, para você descobrir o por que sua pele merece essa dose de amor minimalista:

Menos é mais!

Lembra daquela vez que você decidiu fazer uma maratona de cuidados com a pele e sua pele ficou mais vermelha do que iluminada à la Hayley Bieber? A farmacêutica bioquímica Fernanda Chauvin explica que é importante ter o reconhecimento sobre o próprio corpo para entender o que a região precisa. “É possível evitar os excessos e também evitar que esse órgão sensível, que protege o nosso corpo e já fica tão exposto no dia a dia, sofra agressões e inflamações”, explica. Ela ainda dá o exemplo de ácidos que viralizam pelas propriedades de rejuvenescimento, mas que podem causar reações nas peles mais sensíveis ou até ressecamento. Essas reações podem gerar desde inflamações e feridas, ou até mesmo causar manchas. “É importante conhecer o seu tipo de pele e o que é de fato necessário para um ritual básico e efetivo”.

Ativos e mais ativos

Neste autocuidado existem ingredientes ativos, como diversos ácidos, que não podem ser misturados. Neste caso, as possíveis consequências são irritações, queimaduras, alergias e inflamações. Alguns desses ativos estão ‘escondidos’ em produtos de limpeza e hidratação. Como o mercado possui uma escala larga de produtos, fica cada vez mais difícil de prever como esses ingredientes vão agir na pele. “A mistura de ácido glicólico com retinol, que além de ter potencial de irritabilidade quando combinados, podem gerar uma ação mais intensa na pele, por exemplo, de descamação e vermelhidão. Outro exemplo, é o ácido tranexâmico com o ácido kójico, já que ambos têm a função clareadora pode acarretar em um efeito rebote ou irritação”, diz a especialista bioquímica, que dá exemplos de ingredientes ativos que não se misturam.

Minimalismo no autocuidado facial – Foto: Instagram/ @rhode

Quando tudo dá errado

E quando os vídeos de antes e depois são fascinantes demais para não testar? Em consequência, eles acabam deixando a pele vermelha e super sensível. Após esse episódio, o que fazer para recuperar o equilíbrio da região? “Recomendo a suspensão do uso deste produto novo e a volta de uma rotina básica, principalmente, para produtos que já se sabe que funciona na sua pele. Depois disso, avalie junto ao seu médico se há a necessidade de algum tratamento ou apenas o fortalecimento da barreira da pele e hidratação para prevenir irritações e sensibilidade”, recomenda Ligia Novais.

Como criar sua rotina básica

A skincare minimalista coloca você no banco do motorista. Você conhece sua pele melhor do que ninguém. Ao invés de seguir uma tendência, que supostamente combina com todos, você escolhe cuidadosamente os produtos que atendem às necessidades únicas da sua pele. Por isso, ambas as especialistas recomendam seguir os passos mais básicos da rotina, e seguir construindo a partir delas a higienização e a hidratação.

Primeiramente, a recomendação da dermatologista é iniciar a sua rotina com higienização, limpando todo o rosto e tirando restos de maquiagem, excesso de sebo e a poluição que atinge a pele. Depois, vá para uma hidratação. Neste caso, ela recomenda os séruns que são leves e não tem uma textura pegajosa que pesa na face. “A hidratação ajuda a sua pele a se manter com viço, iluminação controlada e também pode auxiliar a preencher os poros ou controlar a vermelhidão do rosto, dependendo dos ativos do produto”, esclarece.

Para finalizar, se for para uma rotina matinal, aplique o seu protetor solar de preferência. Agora, se estiver na rotina noturna, aplique os produtos de tratamento indicado corretamente para sua pele, como anti-aging ou controle de acne.

Mais de Beleza