Top

Dormir bem: a conexão vital entre a qualidade do sono e a saúde feminina

Foto: Divulgação/Istock

A falta ou privação das horas de sono adequado pode afetar significativamente os indivíduos de maneira geral, uma vez que desencadeiam problemas como distúrbios de humor, ansiedade e até mesmo depressão. Isso ocorre porque o sono está interligado a uma série de aspectos referentes ao bem-estar das pessoas.

De acordo com estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Maryland (Baltimore, EUA) e da Universidade Chinesa de Hong Kong (China) em 2022, a insônia é considerada mais comum entre as mulheres do que entre os homens – os dados revelam que as taxas de distúrbio do sono são mais altas no público feminino. Não há, no entanto, consenso entre os motivos pelos quais isso ocorre, e as considerações englobam desde diferenças biológicas de gênero até fatores socioculturais.

Dada a relevância da qualidade do sono para todos, com as mulheres, não poderia ser diferente; uma boa noite de sono desempenha um papel importante na saúde cardiovascular, dado que é no período do sono que o corpo passa por processos de alerta e defesa, o que acarreta em redução da pressão arterial, bem como estabilização dos níveis de açúcar no sangue e redução da inflamação.

Para as mulheres, também podem ocorrer flutuações hormonais durante o ciclo menstrual, o que acarreta uma afetação no padrão do sono, alterando a regularidade menstrual posterior, afetando funções cerebrais e reduzindo a produção do cortisol, hormônio responsável por responder ao estresse.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais a qualidade do sono e a saúde feminina precisam coexistir de maneira a influenciar positivamente os vários aspectos da saúde feminina, desde a saúde mental até a saúde reprodutiva.

Dormir bem não apenas traz descanso necessário para que as tarefas diárias sejam realizadas, mas também melhora a capacidade de resolução de problemas, pois, uma vez descansado, o indivíduo está munido de mais recursos mentais, proporcionados pela revitalização durante o sono.

Por isso, para a manutenção da saúde feminina, é imprescindível estabelecer uma rotina de sono regular, bem como investir na criação de um ambiente que seja propício e confortável para uma boa noite de sono. Além de evitar o consumo de bebidas estimulantes, como a cafeína. Vale ressaltar que a boa qualidade do sono não está ligada somente aos momentos antes de dormir.

Também é importante que as mulheres sejam ativas e pratiquem atividades físicas regularmente. Sem deixar de levar em consideração a consulta com um profissional de saúde para obter orientações, é importante fazer check-ups e ter um acompanhamento médico e hospitalar com profissionais aptos pela faculdade de enfermagem, entre outras especializações, de maneira a buscar a manutenção da qualidade do sono e bem-estar geral.

Mais de Beleza